A média de pessoas endividadas é a maior dos últimos 12 meses. Empresas especializadas em cobranças precisam estar atualizadas com o que há de mais tecnológico no mercado. Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus, aponta a importância de um software focado no atendimento


Não são só os preços do supermercado e da conta de luz que aumentaram no Brasil. De acordo com o Banco Central, o país deve ter, neste ano, a maior inflação desde 2015. O Mapa da Inadimplência recentemente divulgado pelo Serasa mostra que o número médio da dívida por pessoa é o maior dos últimos 12 meses, o que faz o volume de endividados chegar a 62 milhões. Isso tem aumentado consideravelmente a demanda dos call centers de cobrança em todo o país, que buscam por alternativas para diminuir a sobrecarga de trabalho das equipes por meio do uso de tecnologias e softwares especializados.

Segundo Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus, plataforma 100% na nuvem focada na otimização e automatização da operação de call centers, o ideal é que o software consiga centralizar todas as informações em um só sistema, otimizando o tempo e a efetividade do atendimento. “Em épocas em que o volume de trabalho é grande, não são só os erros de timing que prejudicam o desempenho das equipes. Números inválidos e incorretos fazem com que os operadores percam tempo. Não perder tempo com ligações inadequadas evita desmotivação dos colaboradores e, consequentemente, queda na produtividade”, comenta.

O executivo elencou três dicas fundamentais para uma gestão de cobrança mais eficiente.

Confira abaixo:

  1. Acesso a todas as informações: No momento de realizar uma cobrança, é importante que o operador tenha em mãos todos os dados do devedor para, inclusive, traçar um perfil e decidir a melhor maneira de abordagem. Para auxiliar nesse processo, um software completo pode munir o colaborador de todas as informações necessárias no momento da negociação. Dessa forma, estabelecendo esse histórico, o operador terá muito mais chances de acertar na argumentação e recuperar os valores em atraso.
  2. Empatia e sensibilidade são fundamentais: Seja qual for o motivo, desemprego, aumento nas despesas ou prioridades de gastos, ninguém gosta de estar em débito, por isso é preciso ter sensibilidade no momento da cobrança. Exagerar no número de ligações ou até mesmo ligar fora de um horário preferencial faz com que muitas pessoas passem a ignorar ou, ainda, tratar mal um atendente de call center que só está fazendo o seu trabalho.
  3. Evite processos por cobrança indevida: Além de ligações em horários inadequados, não ter todas as informações atualizadas no sistema pode gerar transtornos para a empresa muito piores do que a dívida em si: quando o pagamento já foi efetuado e os sistemas automatizados continuam ligando. Essa atitude pode acarretar em uma ação de cobrança indevida. Por isso, ter um software especializado que mantenha a lista dos contatos qualificados (acordo fechado e nunca mais ligar para esse contato, por exemplo) é essencial para um call center de cobrança.

Sobre a 3C Plus:
Com gestão completa, discador automático, URA ativa e receptiva, números receptivos, webphone, AMD, bina inteligente e muito mais, a 3C Plus é o sistema de call center que oferece tudo para garantir a alta performance da operação de cobrança, vendas e SAC, que utilizam o telefone como principal meio de comunicação ativo ou receptivo. Fundada em 2014 e 100% em nuvem, a empresa nasceu em Guarapuava, interior do Paraná, mas atende em todo território nacional.

Informações para a Imprensa

11 3032 8237

Mariana Costa –  mariana.costa@pineapplehub.com.br
Ana Clara - ana.clara@pineapplehub.com.br

Piero Rossini - piero@pineapplehub.com.br