3 fatores que ajudam a economizar combustível em frotas pesadas
Com manutenção preventiva, capacitação dos motoristas e a definição das paradas, caminhoneiros e empresas de transporte podem otimizar custos
A gestão de custos é um desafio constante para empresas de transporte e caminhoneiros autônomos. Segundo a NTC (Associação Nacional de Transporte de Carga), o diesel representa cerca de 40% das despesas do transporte no geral. Em relação somente ao preço do frete, o diesel pode representar cerca de 60% a 70% do custo. Diante disso, encontrar maneiras de otimizar esse gasto é fundamental para manter a competitividade e a rentabilidade no setor.
“Com o aumento da competitividade no setor logístico, economizar no abastecimento pode fazer a diferença entre operar com lucro ou prejuízo. Em um cenário no qual cada centavo economizado conta, buscar alternativas inteligentes para o abastecimento é essencial para assegurar a sobrevivência e o crescimento no mercado”, destaca Kassio Seefeld, CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento com soluções completas para frota pesada.
Dessa forma, o CEO listou 3 formas de pagar mais barato na hora de abastecer um caminhão. Confira!
Manutenção preventiva
Manter o caminhão em boas condições é uma das formas mais eficazes de economizar combustível. Realizar revisões periódicas, ajustar o alinhamento e balanceamento das rodas e trocar o óleo no tempo certo são práticas que garantem a eficiência do motor e, consequentemente, a redução no gasto com combustível.
Definir paradas de abastecimento
Definir paradas estratégicas para abastecimento é uma das formas mais eficazes de reduzir custos. Planejar as rotas e identificar pontos de abastecimento mais baratos no trajeto pode gerar uma economia significativa, especialmente quando a transportadora possui um meio de pagamento e consegue preços melhores com postos, oferecendo assim uma condição melhor
Capacitação dos motoristas
Treinar os motoristas para adotarem práticas de direção mais econômica é uma forma eficiente de reduzir o consumo de combustível. Técnicas como manter uma velocidade constante, evitar frenagens bruscas e desligar o motor em paradas longas podem fazer uma grande diferença no desempenho dos veículos e na economia do abastecimento.
“Essas são práticas que fazem uma grande diferença no bolso das empresas de transporte. Economizar no abastecimento é possível com planejamento, manutenção adequada e aproveitamento das oportunidades”, finaliza o CEO da TruckPag.