No dia 21 de setembro o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O propósito da data é conscientizar a sociedade sobre a inclusão das pessoas com deficiência em diferentes esferas sociais. Pensando nisso, a Disal, referência no mercado editorial, criou uma seleção para alertar e auxiliar os leitores a abraçarem essa causa.
Esse mês, também aconteceram as paralimpíadas (evento multiesportivo dirigido a atletas com deficiência) e teve uma grande audiência. Segundo dados do Kantar Ibope, foram 245 transmissões ao vivo, com o SporTV 2 sendo líder entre os canais esportivos em 70% das vezes. Somando TV Globo e SporTV2, a transmissão conseguiu um alcance de 68 milhões de pessoas.
Especialistas afirmam que uma das barreiras da inclusão é a falta de informação e o preconceito. A busca por conhecimento e a comunicação são formas de começar a transformar a sociedade e torna-la mais acessível para todas as pessoas.
Confira abaixo obras que ajudam a dar o primeiro passo para entender sobre a Luta da Pessoa com Deficiência:
1. Inclusão escolar do deficiente visual no ensino regular – Vanderlei Balbino da Costa
A obra procura abordar o processo de inclusão escolar dos estudantes deficientes visuais no ensino regular. Assim objetiva investigar como vem se dando o processo de inclusão dos estudantes deficientes visuais no ensino regular. Busca ter como referencial teórico os escritos de Dussel, Freire, Fiori, Brandão, entre outros, pretendendo entender um pouco mais sobre a educação escolar.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5700061-Inclusao-Escolar-Do-DeficienteVisual
2. Educação do deficiente no Brasil – Gilberta De Martino Jannuzzi
Este livro se propõe a recuperar a história da educação do deficiente físico e mental, mostrando o inter-relacionamento entre a educação e a sociedade nos diversos períodos estudados, fazendo percebê-la como processo integrado ao modo pelo qual a sociedade se organizou ao reproduzir a sua própria subsistência.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/3198676-Educacao-Do-Deficiente-No-Brasil-A-
3. Práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa escrita para surdos – Tiago Ribeiro e Osilene Cruz
O livro reúne educadores e pesquisadores da área de todo o Brasil, buscando contribuir com a necessária reflexão sobre possibilidades didáticas para o ensino do Português escrito para alunos surdos, pautadas em perspectivas que apostam no sentido, na autoria e na interlocução.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9568360-Praticas-Pedagogicas-No-Ensino-DaLin
4. A criança deficiente auditiva e suas reações à música – Nadir Haguiara-cervellini
Por que a música não se faz presente na vida dessas crianças? Elas são sensíveis à música? A escassa bibliografia existente e revisada a respeito desse assunto tornou evidente que a música tem sido utilizada com crianças DA´s apenas como um meio para levá-las à aquisição, ou à melhora de padrões rítmicos e de entoação na fala. Considerando que o DA também é um ser humano, tornou-se o foco do autor apresentar a música, nas suas potencialidades, à criança DA, e ver como ela sente e reage a essa música.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9720101-A-Crianca-Deficiente-Auditiva-ESuas