5 características que valorizam o imóvel ao longo do tempo
Seja para morar ou investir, comprar um imóvel é uma tarefa que requer planejamento e atenção a detalhes que podem passar desapercebidos e que podem determinar o tipo de experiência com a aquisição. Com experiência no mercado financeiro, a CEO da Liará Imóveis, Natasha Breda, aplica a mesma metodologia ao calcular o potencial de um imóvel para os clientes da imobiliária. A especialista compartilhou algumas dicas sobre quais características podem ajudar a valorizar os imóveis futuramente, sobretudo os novos empreendimentos.
1) Localização é o principal
Este é o item apontado como o de maior importância por boa parte dos especialistas do setor. Contudo, a fundadora da Liará Imóveis explica que os endereços já consolidados não são a única opção, é preciso se atentar ao crescimento potencial de alguns bairros.
"Uma boa localização será sempre uma reserva de valor do patrimônio. Um bom exercício para se fazer quando pensamos em localização de imóveis é analisar o crescimento de uma cidade e verificar quais bairros estão ganhando mais estrutura, que locais possuem um potencial, e, assim, fazer um investimento que renderá mais ao longo do tempo”, explica Breda.
2) Poluição sonora
Nos grandes centros urbanos, a prioridade para a maioria dos proprietários é garantir menos tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho, principalmente os jovens profissionais. Assim, um apartamento próximo de centros de negócios apresenta um potencial maior, mas, de acordo com Natasha Breda, alguns detalhes podem fazer com que um apartamento se destaque em relação aos outros e consiga um retorno de investimento muito maior no futuro.
"A questão da poluição sonora e visual influencia muito. Se um imóvel se encontra próximo a serviços essenciais, mas as principais janelas recebem muitos ruídos, perde-se um pouco do valor da localização. Assim, a unidade localizada no andar mais elevado, que já não recebe tanto barulho dos carros, ganha em valorização em relação às outras do mesmo edifício. A posição sonora e a ventilação de um imóvel também são levadas em conta na hora de precificar e valorizar a unidade", detalha.
3) Acabamento e sustentabilidade
Para a especialista, vale a pena atentar-se aos tipos de acabamento utilizados no apartamento, sobretudo aqueles que agregam sustentabilidade à obra, assim como as oportunidades em edifícios verdes. "Até pouco tempo atrás, os chamados green buildings eram tratados como uma qualificação premium, mas estão se integrando como uma característica que tende a se tornar padrão no ecossistema dos edifícios. O Banco Mundial está prevendo que os edifícios verdes serão uma das maiores oportunidades de investimento global ainda nesta década", informa a CEO da Liará.
Outro investimento que vale a pena a longo prazo são os revestimentos. Natasha Breda chama a atenção para as cerâmicas geométricas que foram febre nos anos 70 e têm um enorme potencial para encantar futuros compradores e locatários. Quanto ao piso, a cortiça é um material de fácil instalação, com custo acessível, naturalmente renovável e com propriedades acústicas excelentes, fazendo diferença na hora da negociação.
4) Infraestrutura condominial
A Liará Imóveis é especializada em novos empreendimentos e projetos na planta; unidades assim têm maior potencial de valorização ao longo do tempo. Além disso, há a oportunidade dos edifícios anteciparem algumas tendências, como áreas de lazer estilo clube. "Cada vez mais, os compradores estão buscando condomínios com lazer de clube. Como a mobilidade nos centros urbanos tem se tornado cada vez mais complicada, os condomínios clubes podem ser vistos como pequenas cidades bem estruturadas, oferecendo inúmeras opções de lazer e até comércio", compartilha Breda.
5) Vagas e carros elétricos
Apesar das inovações no mercado de transporte vistas nos aplicativos, a CEO da Liará Imóveis destaca que uma vaga de estacionamento inclusa ainda confere um importante destaque ao imóvel. "Mesmo que não seja utilizada todos os dias, dadas as novas opções encontradas no mercado, muitas famílias consideram a vaga para carro como fator determinante na compra de um imóvel. Para o futuro, acreditamos que o ponto de recarga para carros elétricos também será fundamental nos prédios nos próximos anos, sendo que alguns já contam com este serviço desde já", finaliza Natasha Breda.