Para 84% da alta liderança brasileira, a sustentabilidade tem importância central paras as estratégias de negócio
Sustentabilidade é um tema que ganhou ainda mais relevância nos últimos anos, visto que os consumidores estão se tornando ainda mais exigentes com as empresas com as quais se relacionam e compram. Com esse aumento na busca por um mundo mais sustentável, algumas organizações precisaram se adaptar e adotaram hábitos de práticas mais sustentáveis. Por outro lado, novos negócios surgem com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas e do meio ambiente. Segundo o Panorama da Sustentabilidade no Brasil, da consultoria alemã Roland Berger, para 84% da alta liderança brasileira, a sustentabilidade tem importância central para a estratégia do seu negócio. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, listamos 5 empresas que acreditam que a sustentabilidade é necessária e mostramos como elas ajudam o meio ambiente com suas ações.
1 - Foodtech Brasileira ajudou a complementar mais de 20 milhões de refeições, reduzindo o desperdício de alimentos
A Connecting Food é a primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas à Organizações da Sociedade Civil. Por meio do uso de tecnologia, dados e conexões, a foodtech traz o ESG para o centro da estratégia das empresas da cadeia de alimentos e de quaisquer outras organizações que queiram atuar neste mesmo sentido. Presente em todas as regiões do país, a empresa já realizou a redistribuição de mais de 13 mil toneladas de alimentos excedentes, agregando cerca de 25 milhões de refeições a quem precisa. “É imprescindível que toda a cadeia de produção esteja engajada e comprometida na redução das perdas e do desperdício para a mitigação de riscos, desde o plantio até a venda ao consumidor. ”, destaca Alcione Pereira, CEO e Fundadora da Connecting Food.
2 - Inovação aliada ao ESG: um caminho para valorizar a vida
A Semente Negócios, empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida, segue trabalhando para alinhar a pauta de inovação ao ESG e trazer uma clareza ao mercado para o conceito de inovação que valoriza a vida.
“A Semente é uma empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida e há alguns pilares sobre os quais a inovação que valoriza a vida se sustenta. Entre eles estão o ESG, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, indicadores de diversidade e de impacto socioambiental, entre outros. Esse conjunto ajuda a ter uma visão mais crítica e conectada aos contextos sociais, observando recortes mais específicos e a interação entre diferentes fatores que definem esse tipo de inovação. Também orientam na conduta das organizações, ao auxiliar na definição de objetivos e estabelecimento de metas, a partir de um propósito”, destaca César Costa, CEO da Semente Negócios.
Durante o ano de 2023, a Semente executou 134 projetos alinhando pontos específicos ligados à inovação que valoriza a vida, em parcerias com organizações de diferentes portes e segmentos, como iFood, Natura, ADE SAMPA, Sebrae RS, Governo do Estado de Rondônia, os Institutos Hélice e Aliança Empresarial.
3- App nº1 contra o desperdício de alimentos
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a humanidade desperdiçou por dia o equivalente a um bilhão de refeições em 2022. Isso representa aproximadamente quase um quinto de tudo o que é produzido no planeta. Lutando contra esse cenário há 3 anos, a Food To Save, app nº1 contra o desperdício de alimentos no Brasil, já ajudou a salvar mais de 2,3 mil toneladas de alimentos e gerou mais de R$30 milhões de receita incremental para os seus parceiros. Por meio de um aplicativo, a Food To Save atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente.
“Nós não queremos só que os consumidores comprem a sacola. Nosso objetivo é que as pessoas saibam que estão fazendo parte de uma corrente importante, que beneficia o planeta e a sociedade. Além disso, é importante que elas pensem duas vezes antes de comprar apenas por impulso e jogar os alimentos no lixo”, enfatiza o CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante.
4- Grupo Multilixo: ecossistema completo de soluções ambientais
Líder na gestão de resíduos no estado de São Paulo, O Grupo Multilixo conta com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro. É formado por nove negócios coexistentes que trabalham em sinergia, promovem e impulsionam a economia circular. Com o propósito de entregar soluções cada vez mais sustentáveis, oferece um robusto portfólio de serviços, tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e processos eficientes voltados para a sustentabilidade. São eles: coleta, transporte, tratamento e comércio de recicláveis, gerenciamento de resíduos, limpezas técnicas industriais e assessoria ambiental. Como parte do propósito da empresa de implementar e desenvolver soluções mais sustentáveis para o descarte de resíduos, o hub investiu na maior linha de seleção de resíduos da América Latina e criou o Programa "Aterro Zero”. Com ele, tudo o que é coletado no cliente é reaproveitado, promovendo a sustentabilidade e economia circular.
5 - Europa Purificadores: ações para a redução de impacto
A Europa Purificadores, empresa referência no setor de purificadores de água, com o objetivo de compensar as emissões de todas as atividades, desde a produção dos purificadores e no transporte até o consumidor final, faz a compra de créditos de carbono do projeto Terrus Carbon Coffee, que trabalha com a agricultura regenerativa e inovação tecnológica. Já foram compensadas cerca de 104 toneladas de CO₂ equivalente. Além disso, a empresa aposta na logística reversa dos seus elementos filtrantes para contribuir com um planeta mais resiliente. A iniciativa desenvolvida dentro do programa Destino Consciente foca na economia circular para coletar refis usados, trocados anualmente, e transformar seus elementos em novos produtos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O projeto tem a meta de chegar ao Brasil inteiro. Em 2022, cerca de 3,8 toneladas de elementos filtrantes voltaram para a fábrica a fim de serem descartados corretamente ou terem seus minerais reaproveitados em outros produtos.