Tomás Abrahão, fundador e CEO da Raízs, acredita que a alimentação saudável seguirá ganhando força e o consumo de orgânicos em alta

Com o aumento no consumo dos orgânicos, a alimentação saudável está ganhando força no mercado e a crescente é que ela siga desta forma pelos próximos anos. Nesse contexto,  Tomás Abrahão, CEO e fundador da Raízs, supermercado online de orgânicos e saudáveis pioneiro em  valorizar o pequeno produtor, aponta as cinco principais  tendências para este ano no setor.

1. Agricultura do bem

O manejo orgânico, a hidroponia, a agrofloresta e até a aquaponics (combinação de produção de peixes e plantas) são alguns exemplos de modos de cultivo menos nocivos para o meio-ambiente. Eles  estão ganhando força à medida que mais e mais consumidores priorizam a redução do uso de agrotóxicos como um dos componentes fundamentais da saudabilidade.

2. Alimentos de origem

Há uma valorização cada vez maior da origem dos alimentos. Com isso, nota-se que além do interesse em saber de onde geograficamente vem o alimento, há uma procura por saber quem o produziu e em que condições.

3. Reducitarianismo

Além do público vegetariano e vegano, notamos um crescimento das pessoas que reduziram o consumo de carnes, laticínios e ovos sem cortá-los completamente. Essas pessoas acabam optando por produtos plant-based para compor a maior parte da dieta e buscam, ao consumir produtos de origem animal, se informar sobre as práticas de bem-estar animal do produtor.

4. Alimentos como prevenção de doenças

Há mais e mais o interesse em incorporar uma alimentação saudável de verdade para reforçar o sistema imunológico. A procura por alimentos orgânicos, pelos ingredientes ricos em nutrientes e pelas chamadas superfoods fazem parte dessa tendência, uma vez que cuidar da imunidade tem sido uma prioridade de todos.

5. Prazer em cozinhar

Com mais pessoas passando mais tempo em casa vimos um aumento do interesse pelo ato de cozinhar e isso passa pela escolha criteriosa dos ingredientes. Mais experimentações nas panelas, mais exigência por qualidade.