Acompanhando o cenário de transformações do Brasil e impulsionado pelo crescimento econômico da região, o Nordeste tem se posicionado cada vez mais como um hub de inovação e empreendedorismo. Segundo o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups de 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com a Deloitte, o Nordeste abriga aproximadamente 12,3% das startups nacionais, ficando atrás apenas do Sul e Sudeste.
O desenvolvimento do ecossistema de startups no Nordeste tem sido notável nos últimos anos, se consolidando como um pólo promissor para o empreendedorismo em todos os segmentos. Além das startups, também existem muitas empresas de cunho tecnológico que tem se destacado na região com soluções altamente inovadoras e de grande impacto. Diante desse panorama, é crucial estar atento às tecnologias provenientes da região. Por isso, destacamos 8 startups e empresas para ficar de olho no ano de 2024:
A Smartspace by Digivox, sediada em João Pessoa, Paraíba, é uma plataforma que otimiza o processo de atendimento ao cliente por meio de assistentes virtuais com voicebots e chatbots que usam Inteligência Artificial Generativa. Com mais de 300 mil usuários ativos e duas décadas de atuação, a empresa atende grandes marcas nos setores de saúde, financeiro, telecom e órgãos públicos, promovendo conexões enriquecedoras por meio de suas ferramentas de comunicação corporativa que abrangem contact centers (CCaaS), soluções de engajamento com o cliente e comunicações unificadas (UCaaS). Na prática, a solução permite o gerenciamento eficiente das tarefas do trabalho por meio da integração de canais de atendimento, ferramentas de gestão e de comunicação interna por voz, vídeo e chat, tudo apoiado por recursos como Inteligência Artificial, Analytics em tempo real e integração com CRMs e outras plataformas. Ao mesmo tempo, há aplicações voltadas para a rotina pessoal dos colaboradores, incluindo saúde e atividades físicas.
Outro destaque é para Inovenow. Fundada em 2018 em Fortaleza, Ceará, a Inovenow é uma edtech especializada em aprendizagem colaborativa para startups e profissionais, que tem como objetivo democratizar conhecimentos de inovação e empreendedorismo em nível nacional. Recentemente, e em parceria com o Banco do Nordeste, a Inovenow foi uma das responsáveis por executar o programa de educação empreendedora AceleraNE, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento sustentável de startups localizadas em todo a região do Nordeste brasileiro. Deste projeto, quatro startups têm se destacado, são elas: Mindsun, de João Pessoa; Prepi, de Recife; NewEats, de Fortaleza; e Fiscallize, de Natal.
Até o momento, a edtech realizou mais de três mil mentorias por meio de sua plataforma, que tem mais de 500 mentores cadastrados. Além disso, executou mais de 50 projetos utilizando metodologias educacionais práticas, impactando cerca de 10 mil pessoas e impulsionando o desenvolvimento de mais de duas mil startups.
A Go Beesiness é uma startup de educação para o empreendedorismo que nasceu em João Pessoa, na Paraíba, mas hoje atende a todo o Brasil. A plataforma oferece Clube de Mentorias e cursos livres de diversos níveis para empreendedores e seus colaboradores. Além de cursos técnicos, em parceria com instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. Em 2023, a startup participou dos dois maiores programas de aceleração do Brasil, InovAtiva, no seu Ciclo de Aceleração 2023.1, e BNDES Garagem, firmando-se como uma startup de grande relevância para o cenário empreendedor de impacto.
Showkase
Fundada em 2016 na Paraíba, a Showkase entrega uma plataforma completa que reúne todos os elementos essenciais para uma loja vender mais por meio dos canais físicos e digitais. Pioneira em Social Commerce no Brasil, a Showkase oferece um ecossistema completo para a loja atender, vender e encantar os seus clientes. Com metodologia própria, validada por milhares de clientes em seu portfólio, a empresa é líder em inovação aberta no Brasil, com cases de sucesso e parcerias estratégicas com gigantes do setor como Grupo Malwee, Grupo Boticário, Meta, entre outros. Eleita Top 10 Retail Tech no maior ranking corporativo da América Latina, a sua missão é transformar o varejo brasileiro por meio da tecnologia.