Especialista da ASSA ABLOY Portas Especiais, o Gerente de Operações, João Carlos Mahmud Junior, destaca a importância crucial das medidas de segurança física nos data centers
O Brasil tem testemunhado um crescimento expressivo no número de data centers, refletindo a crescente demanda por infraestrutura digital robusta. Segundo dados recentes, o mercado de data centers no país cresceu cerca de 20% ao ano, impulsionado pela transformação digital e pelo aumento do consumo de serviços em nuvem. Dos quase 12 mil data centers pelo mundo, o Brasil tem 181.
Uma questão que deve estar no topo da lista de prioridades de qualquer empresa que dependa da infraestrutura de data centers: a segurança física. Embora as empresas invistam pesadamente em sistemas cibernéticos avançados para proteger seus dados, a segurança física ainda é a primeira linha de defesa que não pode ser ignorada.
A instalação de portas que atendam rigorosamente às normas de proteção contra incêndio e as próprias diretrizes específicas de segurança do Data Center é crucial para a integridade e a continuidade das operações do local. De fato, a vulnerabilidade física pode representar riscos significativos, podendo levar desde o roubo de informações até a interrupção total das operações.
Como lidar com catástrofes naturais ou incêndios? Ter um planejamento antecipado é fundamental. Isso inclui uma avaliação da estrutura física do local e verificação de onde devem ser instalados os itens de segurança, que devem incluir as portas corta-fogo. Essa combinação de características é vital para a proteção dos dados que sustentam as operações empresariais.
As portas corta-fogo para data center controlam a propagação de fogo e fumaça em casos de incêndio. Elas são fabricadas em aço galvanizado e oferecem resistência às chamas por horas, são classificadas em P-60, P-90 e P-120, que são os minutos que elas suportam a chama. Nos dias de hoje, as Portas Corta Fogo possuem engenharia para receber diversos hardwares que combinados oferecem ao projeto toda segurança contra incêndio aliadas com tecnologias de controle de acesso e segurança requisitados pelos Data Centers.
A adoção de uma abordagem integrada, que combine segurança cibernética com robustas soluções físicas, é a chave para criar um ambiente resiliente e seguro. Empresas que compreendem essa necessidade estarão mais bem preparadas para enfrentar as adversidades e proteger seus ativos mais valiosos: os dados e a confiança dos seus clientes.
Para saber mais sobre os modelos, acesse: www.portasespeciais.assaabloy.com.br
Técnicas).