A Milestone contribui no gerenciamento da primeira zona franca exclusiva de serviços na Colômbia

O VMS da Milestone possibilita o monitoramento efetivo das áreas das edificações em operação, bem como de outros espaços do parque, como os 10.000 metros quadrados de áreas de estacionamento, um processo fundamental para o acompanhamento e ordenamento dos veículos que adentram na propriedade.

A Milestone Systems, uma fornecedora líder de sistemas de gerenciamento de vídeo em plataforma aberta (VMS, por sua sigla em inglês), possibilita ao projeto Zonamerica em Cali (Colômbia), a primeira zona franca exclusiva de serviços no país, agregar soluções de vídeo ao longo do tempo sem necessitar mudanças de plataforma e, assim, expandir-se de acordo com suas necessidades.

Este projeto iniciou recentemente, em outubro de 2017, a construção do campus. Como foi projetado para ser desenvolvido em fases, o empreendimento necessitava um sistema de segurança avançado que pudesse ser expandido, de acordo com a evolução do empreendimento.

“Em 2017 realizamos todos os processos de validação das tecnologias e de segurança integral que estávamos buscando para o projeto”, recorda Javier Correa, gerente de projetos da Informática El Corte Inglés, empresa responsável pela integração do sistema de segurança do campus.

“Foi quando decidimos optar pelo software de gerenciamento de vídeo (VMS) da Milestone, por tratar-se de um sistema totalmente aberto, que possibilita a integração de todos os processos de vídeo e tem a capacidade de receber informações de outros subsistemas”, destaca Correa.

Solução escalável ao longo do tempo

A Zonamerica é um projeto que está dimensionado para ser concluído em 25 anos e deve dispor de um VMS escalável que se mantenha em evolutivo ao longo do tempo. Além da videovigilância, o complexo da Zonamerica Colômbia possui outros subsistemas que formam um conjunto: controle de acesso, detecção de incêndio, segurança de perímetro, cercas de segurança e um componente adicional: a rede Wi-Fi de segurança do parque.

Esses subsistemas de segurança são integrados por meio de uma plataforma denominada Arqueiro Corporativo. Este software possibilita construir regras de interação entre os sistemas de segurança e informar ao operador o que está ocorrendo em cada subsistema para implementação das ações correspondentes.

O software de gerenciamento de vídeo da Milestone coleta todas as fontes de vídeo das diferentes câmeras de segurança, fornece as informações ao operador e possibilita a emissão de alertas para as situações de risco. Ele se integra completamente ao software Arqueiro para atender aos objetivos do projeto. O VMS de plataforma aberta tem como funcionalidade, a integração de todos os processos de vídeo e a capacidade de receber dados de outros subsistemas.

“Tudo funcionou de forma adequada: a plataforma apresenta um nível de disponibilidade bastante favorável e no seu início possibilitou o gerenciamento dos sistemas à partir do Uruguai, país onde nasceu a ideia desta zona franca e onde estão situados os principais escritórios da Zonamerica”, complementa Correa.