A Torre Arcos Bosques 1 seleciona as leitoras e HID Mobile Access® para o controle de acesso seguro e sem contato
Localizado no prestigioso bairro de Bosques de las Lomas na Cidade do México, o Centro Empresarial Arcos Bosques é composto por seis edificações, incluindo dois arranha-céus. Nele estão localizados escritórios de advocacia de alto nível, sedes de empresas industriais, de mineração, mídia e tecnologia, e um dos shopping centers mais luxuosos da cidade. A icônica Torre Arcos Bosques 1 foi o primeiro edifício construído no distrito comercial de Santa Fé, tem 32 andares, um heliporto e nela circulam diariamente cerca de 3.500 inquilinos e visitantes.
Desafio
O átrio da Torre 1 havia sido aberto inicialmente, disponibilizando livre acesso para o conjunto dos inquilinos e visitantes. Todos os privilégios de segurança e acesso eram gerenciados por cada empresa, que alugou os espaços de escritórios, com os seus próprios cartões de identificação ou sistemas biométricos.
Embora o sistema de controle de acesso da HID Global já fosse utilizado nos estacionamentos do complexo Arcos Bosques e por inúmeros escritórios dos inquilinos, ele ainda não era utilizado integralmente na Torre 1. Por essa razão, a Servicon, empresa que opera e administra Arcos Bosques, não tinha como controlar quem adentrava cotidianamente, nem quem estava presente num dado momento no edifício, caracterizando uma carência de informações fundamentais para o gerenciamento seguro em situações de emergência.
“Nós precisávamos urgentemente aprimorar nosso sistema de controle de acesso, internamente na torre, para garantir um ambiente seguro aos nossos inquilinos e uma forma eficaz de gerenciar as pessoas que adentram na edificação, bem como identificar sua respectiva localização”, afirmou Sandra Mendoza, Gerente de Operações na Servicon.
Solução
A Servicon selecionou o integrador de sistemas local Logen e a HID Global, para instalar leitoras de cartão do modelo HID® RP10 multiCLASS SE®, em cada uma das 16 catracas da Torre Arcos Bosques 1, que conduzem aos 32 elevadores da edificação. As leitoras são compatíveis com ambas as tecnologias, cartões de acesso físico e HID Mobile Access. O acesso móvel da HID proporciona aos inquilinos a opção de utilizar seus dispositivos móveis para autenticar sua identidade e aceder no edifício e nos elevadores, dependendo de suas permissões individuais. Os usuários podem abrir portas e portões com a simples aproximação de seus smartphones ou cartões, na leitora.
Os visitantes recebem cartões de acesso físico, após registrarem-se no balcão de recepção situado no átrio. Assim como para os inquilinos, os cartões dos visitantes são provisionados e configurados, para que o titular possa selecionar e sair do elevador, somente no(s) andar(es) autorizado(s).
A solução de acesso móvel possibilita aos administradores criar, emitir, gerenciar e revogar as credenciais na nuvem. “Todas as credenciais são armazenadas em um servidor seguro, que contém nosso banco de dados de controle de acesso. Gerenciamos as permissões de acesso da torre para todos os inquilinos, incluindo os andares onde os elevadores permitirão sua saída”, afirmou Santiago Morett, Gerente de Projetos na Servicon.
Resultados
A solução HID Mobile Access na Torre Arcos Bosques 1, possibilitou à Servicon gerenciar o acesso ao edifício de forma otimizada e eficaz, e proporcionou aos inquilinos a opção de utilizar seus dispositivos móveis para o acesso aos seus respectivos espaços de escritórios.
De acordo com Eduardo Zapiain, Diretor Comercial da Logen, a implementação das credenciais móveis possibilitou uma evolução em acordo com a tendência lógica. “As credenciais móveis integram a tecnologia atual - simples de utilizar, seguras e ambientalmente adequadas. Os inquilinos não necessitam investir em cartões físicos e a substituição das credenciais não representa mais um problema, pois são muito menos frequentes, os casos em que alguém empreste ou perda seu smartphone”, afirmou Zapiain.
A solução da HID também beneficiou a Servicon, que agora dispõe da contínua visibilidade do acesso ao edifício, por meio de um banco de dados unificado e atualizado, contendo os nomes dos inquilinos, empresas relacionadas e ambientes de trabalho na torre. O gerenciamento da segurança evoluiu consideravelmente, pois agora um único sistema possibilita monitorar os acessos ao edifício, assim como os veículos que entram e saem dos estacionamentos. Além disso, os inquilinos dispõem agora da opção de utilizar um único cartão para o acesso aos estacionamentos e ao edifício.
A administração do complexo Arcos Bosques planeja estender a conveniência da solução HID Mobile Access também para as leitoras dos estacionamentos. Esse aprimoramento da solução nos estacionamentos, que totalizam 4.200 vagas, está programado para ser concluído ainda em 2021.
“Acessar a torre, por meio da simples aproximação do smartphone junto à uma leitora faz muito sentido neste momento, em que estamos buscando formas para reduzir as interações e os pontos de contato, durante o advento da pandemia global”, concluiu Morett. “O HID Mobile Access nos possibilitou um acesso sem contato e uma segurança ainda mais evoluída na edificação, itens apreciados hoje como extremamente importantes e convenientes por nossos inquilinos”.