Aplicativo Grana se torna o primeiro a reunir controle de carteira e gestão de Imposto de Renda para investidores
O aplicativo Grana, que automatiza o cálculo e o pagamento do Imposto de Renda para investidores na Bolsa, acaba de receber uma nova funcionalidade: o controle de carteira. Criado e administrado pela startup carioca Grana Capital, o app se torna o primeiro do mercado a permitir que o usuário confira a performance dos investimentos e faça a gestão dos impostos no mesmo lugar.
Operando de forma integrada ao sistema da B3, a fintech importa as transações do investidor para o aplicativo, cuidando de todas as etapas do IR para pessoas que não desejam seguir o procedimento sozinhas ou por meio de contadores. Para que isso fosse possível, o sistema sempre fez a conciliação de carteira, garantindo que todos os dados estivessem corretos para manter a situação fiscal em dia. O usuário recebe, inclusive, um relatório de apoio com os dados necessários para a declaração de IR.
Agora, o investidor também pode acompanhar seus rendimentos e ver a análise dos ativos, que contemplam ações, fundos imobiliários, opções, ETFs e BDRs.
– A nova funcionalidade é gratuita, e o usuário pode ter o aplicativo só para o controle de carteira. Caso o utilize também para a gestão do Imposto de Renda, há a taxa de 5% em cima do valor do Darf – explica o CEO da Grana Capital, André Kelmanson.
O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) corresponde a uma fração do lucro tributável. Assim, a taxa de 5% do Darf equivale, por exemplo, a 1% do lucro tributável de quem opera ações day trade e apenas 0,75% do lucro tributável de quem opera swing trade.
O Grana calcula ainda a compensação de prejuízo e leva em conta as regras de isenção de IR, de modo que o usuário nunca paga um imposto maior do que deveria.
No segundo semestre de 2020, a Grana Capital fez uma captação de R$ 700 mil em apenas quatro dias, batendo um recorde na plataforma de equity crowdfunding SMU. Desde então, o número total de pessoas que baixaram o aplicativo subiu de 4.496, no final de setembro, para 17.556 na primeira semana de janeiro, o que corresponde a um crescimento de 290% em apenas 100 dias.
Para o CEO da empresa, o grande diferencial do Grana continua sendo a gestão automatizada de todas as etapas do IR, enquanto outras plataformas atuam apenas como calculadoras. Somando isso à possibilidade de checar a performance de carteira, André acredita que o investidor ganha mais tempo para tomar decisões importantes:
– O investidor não precisa mais recorrer a vários sistemas diferentes, sendo que muitos deles demandam que a pessoa resolva coisas na mão. O objetivo da Grana Capital é tornar a vida do investidor mais fácil ao cuidar a parte burocrática do IR e dar insights necessários sobre os investimentos, possibilitando que ele se dedique somente às estratégias para gerar cada vez mais lucro.