No primeiro trimestre de 2022 foram aplicados mais de 150 mil testes pelas empresas, um crescimento de 34% em relação ao último ano

Com as transformações digitais nos últimos anos, o RH das empresas vivenciaram diversos desafios e a contratação continua sendo uma das atividades mais complexas dos RH’s, mesmo após a pandemia. A Vetor Editora, empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento por meio de conteúdos especializados para a área psicológica, realiza, desde a sua fundação, a aplicação de testes psicológicos para diversas finalidades, entre elas para a área de recursos humanos. Só no primeiro trimestre de 2022 foram aplicados mais de 150 mil testes, um aumento de 34% em relação ao último ano.

Por meio da sua plataforma de testes online, a VOL Vetor Online, a empresa oferece a aplicação e correção de testes psicológicos online contribuindo para a agilidade do processo de contratação. Isso explica a grande aderência dos testes por parte dos setores de RH e organizacional.

Os mais procurados por estes setores são os testes de personalidade, utilizado para compreender melhor os perfis dos candidatos, que teve um aumento de aplicação de 64%; de atenção, que avalia a capacidade do indivíduo de manter a atenção em uma determinada rotina e trabalho, que cresceu 15%, seguido do teste de inteligência, utilizado em alguns cargos que necessitam, por exemplo,  de melhor raciocínio lógico, que aumentou 10%. Todos os dados são do primeiro trimestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021.

“O papel do RH dentro de uma empresa é extremamente estratégico, principalmente quando falamos de recrutamento e seleção. Os testes psicológicos possibilitam que empresas realizem contratações mais assertivas, com impacto significativo no ambiente de trabalho e também na cultura da organização” explica o CEO da empresa, Ricardo Mattos.

A novidade para esse ano é o teste de liderança (Escala de Avaliação do Líder Autêntico - EALA), que avalia o quanto o comportamento de um líder se aproxima das atitudes esperadas de um líder autêntico. Ele apresenta situações possíveis de ocorrer no dia a dia das organizações, para as quais o líder deve tomar decisões sobre como agir. As lideranças respondem, hoje, por 70% da variação de engajamento de uma equipe, segundo o estudo People Management: Pros, Cons and Development Opportunities, da Gallup. Isso demonstra que o papel desses profissionais vai além de coordenar projetos e fazer a gestão de pessoas. Estes são fundamentais para a experiência dos colaboradores e também seu desenvolvimento.