No mercado desde 2019, startup Carupi vem se tornando opção para quem quer vender carros usados de particular para particular
Os carros usados e seminovos, definitivamente, são a bola da vez. Se esse nicho do mercado automotivo já apresentava um histórico consistente no Brasil, os efeitos negativos da pandemia no setor de veículos zero quilômetro catapultaram de vez o segmento de usados a uma posição de destaque no cenário econômico do país.
Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) comprovam o bom momento: o setor registrou, em maio de 2021, forte alta em todos os comparativos. Segundo o relatório, quando comparadas com o mês anterior, as vendas de usados e seminovos tiveram crescimento de 18,5%. Já no comparativo com o mesmo período de 2020, o resultado é estrondoso: alta de 198,1%. E o acumulado do ano 2021 sacramenta a tendência positiva dos seminovos e usados: evolução de 59,2%.
Com os negócios em plena efervescência, muita gente está aproveitando para surfar a onda e vender seu carro usado. Os motivos variam bastante - o bolso falou mais alto, a rotina mudou com a pandemia, a família aumentou - mas o objetivo é sempre o mesmo: conseguir o melhor valor possível na revenda do veículo.
Nesse sentido, muitos brasileiros estão experimentando uma nova forma de negociar seus carros vendendo pela internet. E nesse cenário de inovação e tecnologia, serviços como o da autotech Carupi têm se destacado e atraído muitos vendedores com a premissa de melhores valores e conveniência total.
Atuando em modelo 100% remoto desde sua fundação - antes mesmo da pandemia - a Carupi oferece aos clientes a possibilidade de vender seus carros sem que precisem sair de casa. Parece ousado, mas a startup de tecnologia cumpre o que promete: o vendedor cadastra seu veículo na plataforma e já recebe um comparativo de preços do mercado de lojas físicas, que ajuda a definir o valor pelo qual deseja vender. A partir daí, o time da autotech, que opera em estilo concierge, assume a venda e cuida de tudo.
A Carupi envia fotógrafos profissionais até o cliente para um ensaio do veículo, e as fotos vão para sua plataforma de venda online e também para outros serviços de venda na web. As ofertas pelo carro são gerenciadas pela startup, que seleciona as melhores e repassa ao vendedor. Além disso, a equipe da autotech ainda retira o veículo com o proprietário e leva aos interessados para a realização de test-drives, devolvendo o carro com toda segurança após o teste.
Com o negócio fechado, a Carupi ainda facilita os trâmites legais e agiliza documentações, que podem ser assinadas pelas duas partes em suas casas. O pagamento é repassado ao vendedor, e o carro é retirado com o antigo proprietário e entregue a seu novo dono. Com esse serviço exclusivo e inovador, que conecta vendedores e compradores particulares na negociação, vender um usado ou seminovo com a Carupi costuma render, em média, até R$ 3000 a mais no bolso do vendedor, afirma a empresa.
Além do foco na conveniência dos envolvidos no processo, a Carupi também assegura a tranquilidade de todos, garantindo um negócio seguro e sem riscos. Todo carro negociado pela plataforma da autotech é revisado e periciado, e recebe laudo cautelar. Ou seja: segurança total para quem adquire o veículo. A Carupi também oferece sua expertise no setor automotivo para auxiliar o vendedor com eventuais reparos que podem aumentar as chance de um bom negócio, incluindo toda parte estética (vidros, lataria, peças internas) e serviços mecânicos simples, em peças como, amortecedores, coxins de motor e catalisador, entre outros.
“Alguns carros pedem reparos simples, e nós auxiliamos os clientes nesse sentido. Problemas com o catalisador, por exemplo, são cada vez mais frequentes, já que os casos de roubo desse componente cresceram muito”, detalha Gustavo Braga, diretor da Carupi.
Em um setor tradicionalmente marcado por depreciação abusiva e risco de golpes, a Carupi vem ganhando cada vez mais clientes ao oferecer conveniência, segurança e preços justos, apostando na combinação de tecnologia avançada e foco total na experiência positiva do cliente.