Biolab farmacêutica investe em comunicação interna 360º para impactar os mais de 3.800 mil de colaboradores
Com o apoio da Progic, a empresa passou a se comunicar com colaboradores que não atuam com acesso ao e-mail, grupo que hoje representa 19%
A Biolab, uma das maiores empresas de medicamentos no Brasil, se uniu a Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil, para complementar suas iniciativas visando uma comunicação interna 360º, abandonando os quadros de avisos físicos, e indo para TV Corporativa, além de manter newsletter, revista impressa e intranet, a fim de alcançar os mais de 3.800 colaboradores em diferentes atuações.
“De acordo com a ABERJE, fazer a comunicação chegar no público operacional é o segundo maior desafio de comunicação interna das empresas brasileiras, e com um time tão grande que se divide em diferentes áreas, a maior dificuldade da Biolab estava justamente em entregar uma comunicação uníssona, engajadora e efetiva, para todos os colaboradores. Visto que o método de usar os quadros físicos não estava sendo eficaz e que, nem todos os setores tinham acesso a intranet, nos juntamos para desenvolver um plano de comunicação completo e acessível para os times”, explica Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic.
Para desenhar o projeto, foi desenvolvida uma pesquisa interna, na qual o objetivo final era dar mais voz aos colaboradores e convidá-los a contribuir na definição da estratégia de contato para eles mesmos. Com as perguntas e os dados levantados, a empresa percebeu o quanto é importante adequar a comunicação para as necessidades específicas de cada unidade, além de investir em métodos de impactação que fossem mais orgânicos e estive já dentro da rotina dos funcionários, como é o caso da TV, por exemplo, que costuma estar posicionado em lugares estrategicamente pensado para impactar todos que passam pela áreas de integração, etc.
Com base na pesquisa, a Progic auxiliou no desenvolvimento da “Biolab TV – esse canal é nosso”, que conta com um conjunto de conteúdos temáticos, definidos a partir das necessidades da empresa, e com um projeto baseado na identidade de marca da Biolab. Ao todo, a programação da TV Corporativa Biolab Farmacêutica tem mais de 15 editorias, como portfólio da empresa, depoimentos de colaboradores, entre outras. Atualmente, a TV tornou-se o principal canal de comunicação para os colaboradores que não atuam com acesso ao e-mail corporativo, grupo que hoje representa 19% dos funcionários. Além disso, Nathalia destaca que utiliza a biblioteca de conteúdos prontos da Progic para diversificar a programação e manter a TV sempre atualizada.
Para Nathalia Alves Pereira, Coordenadora de Assuntos Institucionais & Comunicação Corporativa na Biolab, esta foi a chave para que eles conquistassem mais autonomia e agilidade na comunicação. “A gente percebeu que desde o início já tivemos uma grande adesão, a primeira campanha já foi um super sucesso. Tivemos muitas fotos, dos colaboradores com a família, lendo a nossa revista corporativa e participando de outras campanhas internas. Todos esses materiais ganharam muito mais audiência do nosso público”, comenta a executiva.