A solução bancária digital permite que os clientes do Ipiranga realizem transações com funcionalidades de cash in, cash out e cashback por meio do aplicativo

A fim de modernizar as movimentações bancárias e proporcionar uma série de benefícios para aqueles que usam os serviços da Rede Ipiranga, a empresa decidiu lançar o aplicativo Abastece Aí. Com a funcionabilidade de uma carteira digital, a plataforma permite que clientes cadastrados realizem pagamentos e transferências de forma segura por meio do App, que ainda possibilita o acúmulo de cashback e a participação em sorteios de prêmios toda semana.

Para cumprir o desafio de lançar o produto para o mercado, o Posto Ipiranga precisou ir em busca de um sistema de banco digital eficiente, que desse suporte a todas as funções que desejava implementar no aplicativo. Por possuir um ecossistema completo (end to end) para soluções do mercado financeiro e permitir personalizar as funcionabilidades de acordo com as necessidades do negócio, a plataforma Banking in a Box, da Orbitall, empresa do Grupo Stefanini, foi a escolhida pelo Ipiranga para dar vida ao projeto.

"A solução criada para o programa Abastece Aí foi desenvolvida para atender a demanda por um aplicativo de banco digital que, além de disponibilizar aos clientes as funções financeiras de forma inovadora e segura, oferecesse ferramentas para o consumo de produtos, serviços e benefícios", conta Marcos Paulo, Diretor de Novos Negócios da Orbitall.

Como o Banking in a Box é modular, ele simplifica a forma de oferecer soluções financeiras aos clientes e permite desenvolver plataformas de serviços bancários únicas e totalmente sob demanda, com recursos exclusivos focados no perfil do consumidor. Entre as aplicações que podem ser agregadas estão a abertura de contas e pagamento, saques e depósitos, recargas de celular, empréstimos, cartão pré-pago e diversos outros serviços.

A solução é totalmente aderente ao PIX, novo sistema de pagamento que entra em vigor a partir do dia 16 de novembro e que mudará a relação entre consumidores e empresas. Os pagamentos vão ficar mais baratos e rápidos para o consumidor, que não dependerá mais de dinheiro, cartão de crédito ou débito. Por meio de um celular, poderá pagar suas compras no comércio e utilizar uma série de benefícios sem tarifas. Através do PIX, redes de varejo, fintechs e outras instituições poderão fornecer carteiras digitais e atuar como se fossem bancos.

"Implementamos o projeto em apenas um mês. Atualmente, temos um volume de 1,8 milhão de contas abertas, com uma movimentação de mais de R﹩ 400 milhões. Nossa solução de Banking in a Box possui um conceito de marketplace financeiro baseado no modelo de open banking. Tanto nós quanto o Ipiranga estamos satisfeitos com o que foi alcançado até o momento", revela Rodrigo Bibiano, CEO da Orbitall Meios de Pagamento, ao destacar que as APIs da Orbitall têm um consumo médio de mais de 7,5 milhões de acessos ao mês, distribuídos entre os 25 clientes que utilizam a plataforma.

O objetivo da solução é agregar novos serviços ao aplicativo no futuro. "Os responsáveis pelo Abastece Aí visam criar um SuperApp de soluções financeiras para os clientes, com vantagens diferenciadas ao usuário. Vislumbramos uma possibilidade de crescimento muito grande para o projeto, o que trará uma série de benefícios para os consumidores da Rede Ipiranga", finaliza Bibiano.

A plataforma Banking in a Box pode ser utilizada por diferentes perfis de empresas e segmentos para capitalizar e escalar o negócio por meio de uma oferta completa de serviços bancários. Para conhecer mais a fundo o que o Banking in a Box pode oferecer, acesse: https://bankinginabox.site/