Meu Crediário Corporate é a nova tecnologia para redes varejistas preservarem a sustentabilidade do negócio na retomada econômica

Com o comércio reaberto em boa parte dos municípios brasileiros, diversas redes varejistas precisam buscar uma solução para alavancar as vendas e preservar a sustentabilidade da operação no pós-pandemia. Para auxiliar os lojistas neste momento de retração econômica, o Meu Crediário - startup catarinense que possui um sistema para gestão de crediário no varejo desde 2016 - acaba de anunciar o lançamento do Meu Crediário Corporate, plataforma de concessão de crédito para marcas que possuem entre 10 e 50 lojas. Desenvolvido nos últimos 18 meses, a solução contou com investimento de R$ 1,5 milhão e tem como principal finalidade reduzir sensivelmente a demanda por análises em birôs de crédito (principalmente em vendas com valor abaixo de R$ 100 ou que não representam risco) e, ao mesmo tempo, automatizar cerca de 85% das vendas aos clientes do crediário.

A vantagem do novo produto reside também no fato dos lojistas poderem efetuar a padronização da análise de crédito em todas as suas unidades, uma vez que é integrado à plataforma de ERP utilizada pela loja. Outra facilidade envolve a aprovação da compra, uma vez que o sistema rapidamente informa as vendas que podem ser feitas e aquelas que devem ser bloqueadas por conta de eventuais restrições dos clientes. “A ideia é que as redes varejistas tenha total segurança para conceder o crédito por meio de nossa tecnologia, sem deixar de lado a conhecida simplicidade do crediário”, garante Jeison Schneider, sócio-fundador e CEO do Meu Crediário.

De acordo com o empreendedor, a solução é ideal ainda para marcas varejistas que estão em vias de transferir o risco do crediário para uma financeira ou empresa de cartão private. “As reclamações mais constantes dos empresários é a ausência de produtos que tragam relatórios completos e análises aprofundadas sobre os clientes. Com o Meu Crediário Corporate o lojista consegue adequar melhor o seu capital de giro e mitigar os riscos da inadimplência”, afirma.

Antes da pandemia, o crediário direto nas lojas era a opção de compra parcelada para cerca de 30% da população brasileira, segundo estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “A fatia de participação do crediário nas vendas tende aumentar até o final do ano porque inúmeras pessoas tiveram seus limites reduzidos tanto no cartão de crédito como no acesso a financiamentos bancários”, prevê Schneider. “Para evitar um colapso na modalidade, é importante contar com um sistema capaz de rastrear o perfil de um cliente novo e comparar com outros consumidores com as mesmas características dentro da base atual. Assim, é possível diagnosticar o risco e identificar o comportamento futuro do novo cliente”, complementa.

Como funciona na prática?

Primeiramente, a loja usuária cadastra o cliente no ERP. Com a integração do Meu Crediário Corporate, o consumidor é analisado e o sistema sugere o limite mais adequado para a venda, de acordo com um score de crédito próprio do Meu Crediário. “Com a avaliação em tempo real, o vendedor consegue sugerir compras adicionais para clientes de baixo risco”, afirma Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.

Feita a análise, o vendedor lança os produtos que o cliente está comprando, de acordo com o limite de crédito determinado. Em seguida, o Meu Crediário Corporate informa ao vendedor diferentes opções de parcelamento, indicando as opções de menor risco. Quando o cliente escolhe o número de parcelas ideal, a venda é registrada no ERP.

Vale salientar que o novo sistema também realiza a cobrança e negativação de clientes inadimplentes. “Quando o cliente paga a dívida, o CPF é automaticamente excluído dos birôs de crédito, sem participação de pessoas e à prova de falhas”, conclui Schneider.

Além da solução Corporate, o Meu Crediário conta com plataforma específica para lojas de menor porte e sem necessidade de integração com plataforma de ERP.