Não se mexe em time que está ganhando. Essa foi a máxima decisiva para uma das maioresprodutoras de resinas termoplásticas das Américas novamente escolher a Orys, consultoria especializada em inteligência de dados, para mais uma parceria bem-sucedida e, desta forma, alcançar resultados significativos em suas entregas. Dando sequência na implementação para o desenvolvimento de integração de dados para o legado de sistemas desta grande indústria, a Orys iniciou, em setembro de 2019, a implantação de soluções que pudessem realizar, de forma ágil, simplificada e eficaz, o controle de peças em suas unidades de produção. A missão aqui é a de manter a unidade fabril sempre em atividade constante, evitando o risco de interrupção dos serviços por falta de uma peça necessária para a reposição imediata e continuidade dos trabalhos.

E para essa logística funcionar de maneira integrada e atendendo a todos os setores envolvidos, foi implantada a plataforma de Integração como um Serviço (iPaaS). O planejamento e execução deste projeto audacioso resultou na entrega de microsserviços de integração, sincronização e relacionamento de dados em cloud, com gerenciamento de dados de múltiplos padrões de integração, além da gestão de dados para arquiteturas com várias nuvens e híbridas, incluindo uso dos módulos Data Integration (mass ingestion) e Application Integration (near real time), que levam os dados de um ponto a outro.

Após um diagnóstico feito com as áreas envolvidas no processo, entre time das fábricas e inteligência do negócio, um dos principais desafios da consultoria de dados foi a de desenvolver uma solução de controle de peças em unidades de produção da produtora, sem que o setor de almoxarifado tivesse que realizar o controle e disponibilidade de estoque. O objetivo é o de evitar a parada de parte da linha de produção até que a peça seja adquirida ou enviada de algum almoxarifado.

E para obter a total eficácia desta gestão, foram integrados à solução itens que auxiliam na ágil localização do material, como a inclusão de imagens das peças do SAP, do sistema usado por colaboradores que retiram as peças, além do controle de estoque local dos elementos. Em linhas gerais, o integrante (colaborador), no estoque local, retira uma peça e se posiciona em frente a uma câmera para o registro fotográfico. A partir desse registro (imagem do colaborador e da peça), é feito um reconhecimento facial de ambos e, automaticamente, é feita a integração no sistema do estoque local e de quem retirou determinada peça. Com essa identificação, permitindo o reconhecimento com qualidade superior a 95% o rosto do integrante e 99,75% a peça, o gestor de estoques recebe o alerta do sistema do ponto de compra e inicia o processo a partir do fluxo e prazos definidos (lead time) no supply chain.

Foram realizados diversos testes nos ambientes de desenvolvimento até que a solução estivesse totalmente adequada e atendesse a todos os critérios de segurança e compliance da produtora de resinas. E o resultado não poderia ser melhor. Essa solução permitiu minimizar os riscos de parada de produção, reduzindo a praticamente zero efeitos como o atraso no atendimento às demandas de seus clientes e controle efetivo do estoque de peças em todas as unidades, tanto com almoxarifados quanto nos estoques remotos.

O projeto foi implementado em apenas 7 meses e está em plena operação desde abril de 2020. Com essa solução, foi possível garantir a manutenção dos equipamentos nas unidades industriais sem paradas não planejadas, com agilidade à movimentação para dar mais fluidez e dinamismo nas etapas do trabalho. Além disso, houve melhoria do controle e eficácia no supply chain também nas unidades com estoque remoto sem gerenciamento local.

Segundo Esdras Felipe Cândido, CIO e diretor de Operações, Produtos e Serviços da Orys, “foi essencial a aplicação de soluções eficazes e maduras para integrar diferentes plataformas de informações e sistemas (imagem, códigos de barras, SAP, mensageria), para suportar a necessidade do cliente”.