O setor da saúde tem evoluído em ritmo acelerado, principalmente com o surgimento de novas tecnologias e inovações que vêm transformando a relação entre médico e paciente. Mas, diante de tantas novidades, é importante que os profissionais da área entendam o que será tendência nesse ano e como as soluções podem ser aplicadas diariamente.
Pensando em antecipar as inovações e macrotendências que irão direcionar os cuidados com a saúde dos pacientes em 2024, a Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, lançou a 3ª edição do especial Tendências em Saúde com a participação de 15 profissionais entre CEOs, médicos, diretores de grandes instituições de saúde e outros especialistas renomados que são referências em suas áreas de atuação, com o objetivo de apoiar a evolução do mercado e promover uma melhor experiência na jornada do paciente. Confira a seguir algumas tendências para este ano:
Inteligência Artificial - O uso de dados e de IA (inteligência artificial) podem ser aplicados para facilitar o preenchimento de relatórios e triagem, pois isso ajuda os médicos a terem tempo de qualidade durante o atendimento humano, na escuta atenta e no relacionamento com os pacientes, potencializando e melhorando a experiência no atendimento.
Carlos Pedrotti, Presidente da Saúde Digital Brasil, aposta em novas tecnologias para a expansão acelerada da saúde digital no país e ressalta a importância da segurança no setor. “As empresas vão se preocupar cada vez mais com a regulamentação do uso de dados, para garantir que normas sobre a confidencialidade, integridade e compartilhamento de informações em saúde equilibrem a proteção do paciente com o avanço tecnológico no setor”, conclui.
Mas, em paralelo, é importante destacar que o uso dessa tecnologia trará vantagens significativas para o setor da saúde. “Na minha visão, a palavra de ordem para esse ano é eficiência. Quando nós falamos de tecnologia e eficiência, uma das tendências atuais é a utilização de ferramentas de inteligência artificial, não obviamente como fim, mas como o meio para auxiliar médicos e pacientes a cuidar melhor da sua saúde. E, com certeza as companhias que estão alavancando fortemente em tecnologia vão ter um ano muito positivo”, ressalta Luiz Noronha, sócio da DNA Capital.
Saúde holística - Cada vez mais serão incorporados modelos de cuidado que englobam equipes multidisciplinares capazes de navegar por todos os níveis de atenção à saúde. Espera-se que a medicina do estilo de vida ganhe mais força, promovendo cuidados com aspectos ligados aos hábitos e rotinas dos pacientes como sono, alimentação, relacionamentos, combate ao sedentarismo, manejo do stress e controle de substâncias tóxicas visando a promoção do bem-estar integral.
Para Guilherme Massa, co-fundador e CMO da Liga Ventures, uma grande tendência para 2024 será voltada para o autocuidado. “Teremos cada vez mais novas soluções que nos ajudam a olhar para uma saúde mais preventiva e menos reativa. Já com relação à saúde mental, podemos destacar inovações que ajudam os médicos a monitorar os pacientes com mais cuidado, ocasionando assim em uma relação mais frequente entre médico e paciente, que é um dos grandes desafios nos dias de hoje”, comenta.
Medicina personalizada - O tema prevenção, rastreamento e medicina personalizada deve ser tratado com maestria, pois esse é um assunto muito importante nos dias de hoje. A prevenção não só ajuda a melhorar vidas como também reduz custos significativos no sistema de saúde global e estimula o surgimento de tecnologias inovadoras baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquinas para trazer eficiência e assertividade aos consultórios médicos.
“Estamos testemunhando o surgimento de soluções inovadoras que, com o tempo, podem transformar radicalmente a forma como encaramos e nos relacionamos com a prestação de saúde. A medicina personalizada está ganhando espaço, por exemplo, com os avanços das tecnologias e diagnósticos estamos caminhando para uma era em que os tratamentos serão adaptados a essas características individuais de cada pessoa, otimizando resultados e minimizando os efeitos colaterais”, explica Paulo Bragança, Sócio Diretor da Sparkia.
A partir desses insights, é importante destacar que a experiência do cliente vai ditar as regras e tendências em todos os pilares do setor da saúde. Isso vai ajudar profissionais de saúde a criarem serviços e produtos específicos para atender às necessidades dos pacientes, visando oferecer uma melhor experiência em saúde e garantir a fidelização dos mesmos.
Para conferir o material completo com esses e outros depoimentos sobre as principais tendências de saúde em 2024, acesse: https://bit.ly/4bfgSfc.