Conheça os principais alimentos para amenizar os sintomas da TPM
Produtos orgânicos e saudáveis têm grande influência para amenizar os principais sinais da tensão pré-menstrual
Cólicas, dores de cabeça, irritabilidade e depressão são alguns dos mais de 150 sintomas que podem acometer mulheres durante o período pré-menstrual. Para evitar ou aliviar esses sinais, muitas pessoas recorrem ao uso de medicamentos e outras soluções artificiais que, apesar de trazerem a satisfação no uso momentâneo, podem acarretar em outros problemas de saúde ainda mais graves, como por exemplo, o uso do anticoncepcional que, a longo prazo, pode resultar em uma trombose. Para escapar de alternativas medicamentosas e outras terapias com influência tóxica no organismo, há quem busque por hábitos e um estilo de vida mais saudável por meio da alimentação e prática física.
A falta de nutrientes é um dos principais fatores para agravar os distúrbios da TPM, entre eles, se destacam a escassez de vitamina B6, vitamina A, vitamina E, manganês, magnésio e cálcio. Por isso, a Raízs, foodtech de orgânicos e saudáveis, pioneira em valorizar o pequeno produtor, traz algumas dicas de alimentos ricos em nutrientes e demais propriedades nutricionais, para ajudar no alívio dos sintomas. São eles:
- Frango: fonte de proteína e vitamina B6;
- Abóbora, tomate, agrião e espinafre: fontes de vitamina A;
- Peixes e frutos do mar: ricos em ômega 3, que pode aliviar as cólicas menstruais ao estimular a produção de prostaglandinas, além de ajudar a reduzir a depressão, comum na TPM;
- Cereais, como castanha de caju, semente de girassol e amêndoas: fontes de vitamina E;
- Iogurte natural, queijos, tofu e uva passa: fontes de cálcio
- Amora, beterraba, abacaxi e grão de bico: fonte de manganês, mineral essencial para a formação e fortalecimento das células do sistema imunológico
- Chocolate amargo, abacate e leguminosas: ricos em magnésio, indispensável na produção de energia e no metabolismo da glicose e resposta insulínica.
Mais do que optar por alimentos altamente nutritivos, é preciso checar a qualidade deste produto e garantir que aquele item é de origem comprovada. Na plataforma da Raízs, por exemplo, é possível encontrar uma gama de vegetais, pães, carnes e outros itens que são 100% livres de agrotóxicos. Todo alimento comercializado é proveniente do cultivo de famílias de pequenos produtores e, para garantir uma cadeia sustentável do início ao fim, a startup conta com uma tecnologia exclusiva, desenvolvida pela inteligência artificial, que prevê o consumo do ciclo e extrai do solo apenas o que será consumido naquele período. A foodtech oferece ainda o serviço de assinatura, que pode ser semanal ou quinzenal, com itens frescos e de qualidade, personalizáveis de acordo com a preferência do cliente.
“Cuidar da nossa saúde e bem-estar através da alimentação saudável e de uma rotina com exercícios físicos e tempo de qualidade para o autocuidado são indispensáveis para passar pelo período da tensão pré-menstrual de forma mais leve”, afirma Tomás Abrahão, CEO da Raízs.
De acordo com um estudo do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, a TPM acomete cerca de 70% das mulheres, sendo que, entre 5 e 10% delas apresenta a forma grave da síndrome. De maneira geral, para lidar com esses sintomas é necessário entendê-los e buscar evitar afazeres que podem intensificar o estresse do cotidiano. A melhor forma de combater isso é por meio de atividade física regular e alimentação balanceada.