Fundador e CEO Global do Grupo Stefanini estará no palco 8 do pavilhão 3, no dia 13 de novembro, das 13h50 às 14h10, para falar de jornadas de IA
Da sala de seu apartamento para o mundo. Foi assim que nasceu a Stefanini há 37 anos, transformando-se na maior empresa de tecnologia brasileira com presença em 41 países e mais de 38 mil colaboradores.
Se nos primeiros 23 anos a multinacional investia fortemente em serviços de aplicações, digital workplace, infraestrutura de tecnologia e plataformas empresariais, há 14 anos a empresa se transformou para auxiliar seus clientes no processo de transformação digital, mostrando com a tecnologia pode acelerar os negócios. Para isso, desenvolveu um ecossistema robusto de inovação, que envolve universidades, cerca de 300 startups, parceiros e sua unidade Stefanini Ventures, formada por quase 40 empresas de diversos segmentos para ampliar o portfólio de soluções digitais.
Contar um pouco dessa história – e de como a empresa vem utilizando a inteligência artificial há mais de 13 anos com uma série de casos práticos de uso em diferentes áreas de negócios – será tema da palestra “Building Ecosystem in the Age of AI” (Construindo Ecossistema na Era da IA) do fundador e CEO Global do Grupo Stefanini, Marco Stefanini, no dia 13 de novembro, quarta-feira, das 13h50 às 14h10, no palco 8 (SaaS), no pavilhão 3, do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação do mundo. Na ocasião, o executivo falará sobre jornadas de IA e como a maturidade adquirida neste tema vem contribuindo para criar um ciclo de vida bem-sucedido no desenvolvimento e implementação de inteligência artificial pelos clientes.
“Hoje, a IA é uma tecnologia cross, que vem sendo embarcada na maioria de nossas ofertas – aplicações, cibersegurança, digital workplace, serviços financeiros, operações industriais e marketing, ampliando a produtividade. Os casos de sucesso que serão apresentados durante a palestra irão reforçar como a IA é um acelerador de transformação digital e de crescimento das organizações”, destaca Marco Stefanini.
Casos práticos
Aliando o digital a metodologias ágeis e de design, o projeto iLab, desenvolvido em parceria com um dos maiores bancos privados do Brasil, possibilitou à instituição conhecer profundamente seus clientes e colocá-los no centro das decisões sobre suas estratégias de negócios. Em outra iniciativa bem-sucedida com uso de IA, o mesmo banco conseguiu dobrar, em um ano, a meta inicial de receita com a comercialização de um produto, se posicionando como o principal canal de vendas de uma grande marca de tecnologia. Já em uma grande campanha publicitária para relançamento de uma fragrância nostálgica no Brasil, a IA aplicada em toda a campanha resultou em um engajamento significativo da comunidade - 42% acima da meta de desempenho em apenas 10 dias, com uma média de 17 produtos vendidos por minuto durante o ciclo de vendas.
Com uma solução que abrange variáveis ambientais sensíveis como qualidade do ar e da água, bem como detecção de incêndios florestais, por meio da análise de dados, tecnologia IoT e algoritmos de aprendizado de máquina, o Grupo Stefanini permitiu a uma empresa de mineração reduzir o impacto ambiental negativo proveniente de eventos adversos na floresta amazônica. A redução dos tempos de resposta, com o uso de relatórios e alarmes automatizados, melhorou a rastreabilidade de dados e a consistência da informação.
Marco Stefanini abordará ainda a utilização da inteligência artificial para responder a ameaças cibernéticas em tempo real; identificar transações incomuns para evitar fraudes e possíveis sinais de insatisfação do cliente com a marca.
“Atualmente, temos mais de 150 casos de IA aplicada em nossos clientes, com resultados mensuráveis. Isso demonstra a autoridade do Grupo Stefanini em inteligência artificial e como podemos auxiliar na implementação da IA para trazer resultados de negócios. Dessa forma, evitamos desilusões com a tecnologia, mostrando que é possível ir muito além do hype, apresentando casos reais”, finaliza.
Recentemente, o Grupo Stefanini tornou-se case da INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo, como referência global pelo seu perfil ambidestro. A designação mostra como a empresa de origem brasileira aproveitou oportunidades de mercado em meio às crises globais para se tornar um grupo com presença mundial e se reinventar para oferecer aos clientes soluções completas baseadas em Inteligência Artificial (IA).
ANOTE EM SUA AGENDA
Palestra de Marco Stefanini durante o Web Summit Lisboa
“Building Ecosystem in the Age of AI” (Construindo Ecossistema na Era da IA)
Dia: 13 de novembro, quarta-feira
Horário: das 13h50 às 14h10
Local: Palco 8 (SaaS), no pavilhão 3
Endereço: MEO Arena - Rossio dos Olivais, 1990-231 Lisboa, Portugal