Por: Gustavo Gassmann, diretor de vendas da unidade de negócios PACS (Sistemas de Controle de Acesso Físico) da HID Global para América Latina e Caribe.
A disseminação dos telefones celulares na sociedade moderna tem aumentado de tal forma nessas últimas décadas, que segundo estimativas recentes o número de linhas atualmente ativas já supera o número de seres humanos no planeta. O advento dos smartphones impulsionou a utilização dos celulares para inúmeras aplicações além das ligações telefônicas, funcionando como um dispositivo inerentemente multifuncional.
No mundo da segurança e mais especificamente no segmento de controle de acesso, torna-se cada vez mais habitual a utilização de dispositivos móveis em empresas de diversos setores, como forma de autenticação e verificação de identidade para colaboradores e visitantes, substituindo os tradicionais cartões de acesso.
Para entender um pouco mais sobre as tendências dessa tecnologia, suas vantagens, seus impactos na sustentabilidade ambiental, sua relação com a ciência de dados e descobrir um caso de aplicação significativo no Brasil, acompanhe com atenção as informações a seguir.
Um futuro cada vez mais presente
No Brasil, segundo dados recentes da Anatel, de janeiro de 2022, já existem aproximadamente 255,7 milhões de celulares, o equivalente à uma densidade de 119,42 celulares para cada 100 habitantes. Em complemento, a exclusão digital também segue diminuindo e de acordo com o Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2020 81% da população com mais de 10 anos já dispunha de acesso à Internet, um aumento de 7% em comparação com 2019. Neste contexto, com mais conexões e dispositivos conectados, observa-se também o crescente avanço da Internet das Coisas (IoT), que potencializa a tecnologia móvel à um nível ainda mais preponderante.
No tocante à evolução dos sistemas de controle de acesso nos últimos anos, a indústria vem implementando importantes avanços, com destaque para a tecnologia móvel que está conquistando cada vez mais protagonismo, em relação aos sistemas de geração anterior, baseados em cartões de múltiplas tecnologias, que se mantiveram sem muita concorrência durante algumas décadas.
Longe de representar um conflito ou competição entre as duas gerações de soluções, o acesso móvel surgiu em consequência de uma evolução tecnológica natural, desde a chegada dos telefones celulares, que se transformaram em smartphones, agregando múltiplos aplicativos e assim também a sua utilização com as credenciais de segurança para comandar os dispositivos de controle de acesso aos espaços físicos.
Um aspecto técnico que envolve um certo desconhecimento dos tomadores de decisão, para adoção da tecnologia móvel, é o comprometimento do desempenho geral do dispositivo móvel e da autonomia de sua bateria, com o uso de um aplicativo de controle de acesso. Todavia, esse mito já foi contraposto com a confirmação de que o app de controle de acesso móvel não prejudica o funcionamento geral dos aparelhos, pois utiliza um espaço de memória muito reduzido e dispõe de recursos operacionais de eficiência energética que otimizam o consumo de bateria.
Por outro lado, observa-se também uma forte tendência de consumidores mais conscientes em busca de soluções sustentáveis que possibilitem reduzir sua pegada ecológica no planeta, assim os governos e muitas organizações a nível global, passaram a considerar essa nova demanda e a priorizar em suas decisões, medidas para mitigar os danos ambientais.
A sustentabilidade tornou-se um atributo essencial
Esta nova consciência socioambiental corporativa, encontra-se evidenciada na importância que as empresas têm dedicado aos indicadores de ESG (Governança Social e Ambiental, por sua sigla em inglês), que se tornou um novo índice de referência nas bolsas de valores; e as empresas integradoras de tecnologia não estão alheias à essa realidade e também têm orientado sua estratégia para promover um planejamento e crescimento que considerem as bases sociais e ambientais mais sólidas.
Os benefícios do controle de acesso móvel já foram comprovados em diversos ambientes e situações, porém sua relação com a sustentabilidade e a otimização de recursos merecem a breve explanação a seguir.
A disseminação e a utilização massificada dos smartphones na sociedade moderna, faz com que praticamente todos os indivíduos já disponham desse objeto multifuncional, que evolui constantemente por meio de avançados recursos de hardware e comunicações sem fio, assim como de infindáveis funcionalidades agregadas por meio de aplicativos de software. Nesta perspectiva, a aplicação de acesso móvel se integra com perfeição, agregando uma utilidade muito relevante para as empresas, colaboradores, visitantes e demais prestadores de serviço, que podem utilizar seus dispositivos também para o controle de acesso físico.
A tecnologia de acesso móvel possibilita a desmaterialização do cartão físico, armazenando os dados da credencial do usuário diretamente na memória do dispositivo, e isso viabiliza a redução da geração, consumo e descarte de materiais plásticos, como PET, PVC, ABS, entre outros. Além disso, ela agrega a opção de gerenciamento baseado em nuvem, para distribuir e gerenciar as credenciais, e com isso possibilita também reduzir o consumo energético, racionalizar o tempo de trabalho das equipes de TI e de segurança patrimonial, eliminando também a necessidade de manutenção de uma infraestrutura física, com servidores, climatização e demais componentes na empresa.
Esses aspectos multifuncionais, com a racionalização dos processos, redução de consumo de materiais e de energia, vão ao encontro das atuais expectativas das empresas, ajudando-as a elevar os seus índices de ESG e com isso aumentar o impacto positivo de sua imagem de marca junto aos consumidores sempre mais atentos para as questões de sustentabilidade. Assim como os tomadores de decisão no mundo corporativo, também as empresas e profissionais integradores de sistemas, já identificaram essa realidade e estão priorizando a especificação de produtos e soluções com características “eco-friendly” (ecologicamente adequadas), atributos disponíveis no conjunto da solução de acesso móvel.
A ciência de dados nas empresas
A “Data Science” (ciência de dados) refere-se ao estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e a identificação de oportunidades para otimização das tomadas de decisões.
Por meio de tecnologias como a computação em nuvem, os aplicativos móveis e a Internet das Coisas, a atual transformação digital está sendo impulsionada e com isso a produção de dados tem aumentado exponencialmente, gerando um enorme fluxo de informações, que podem ser utilizadas de forma positiva quando compiladas pelas empresas, e a solução de acesso móvel também agrega valor nesse contexto.
Graças aos avanços da Inteligência Artificial (IA) e do aprendizado de máquina (ML), em sistemas unificados envolvendo o gerenciamento integrado entre a segurança lógica e física, pode-se garantir uma resposta rápida e de forma eficaz para a predição, detecção e mitigação de ameaças em ambos os cenários, cibernético e físico.
Com a aplicação de tecnologias como IA e ML ao mundo físico, a segurança evolui de um papel reativo para um papel proativo, na gestão das operações empresariais, situação que permitirá às empresas um crescimento sustentado e o contínuo avanço de seus diferentes sistemas de segurança.
À medida que as empresas fizerem uso dessas tecnologias, a ciência de dados ocupará uma posição central, e os dados representarão um insumo ainda mais valioso para as equipes de TI e de segurança patrimonial.
Um caso de sucesso na região
No Brasil, a holding que controla o grupo educacional YDUQS é um exemplo de organização que decidiu implementar o controle de acesso móvelcomo estratégia para otimizar seus sistemas de segurança. Com operações em mais de 700 cidades brasileiras, a YDUQS é uma das maiores organizações de ensino superior do Brasil, com seus principais campi universitários localizados em Fortaleza, Salvador e Brasília.
Por conta de suas características e complexidade, atendendo a mais de 700.000 alunos, a YDUQS optou inicialmente pela instalação de leitoras inteligentes nas portas e catracas de 3 universidades, gerenciadas por uma solução de acesso móvel, uma ferramenta que possibilita aos administradores, criar, emitir, gerenciar e revogar credenciais em nuvem, com a possibilidade de utilização de smartphones para acesso às edificações e aos estacionamentos.
O novo sistema possibilita que a YDUQS gerencie de forma integrada o banco de dados dos alunos e professores, em todos os campi contemplados com os dispositivos nesta etapa inicial, com planos de ampliação da solução de controle de acesso móvelpara 20 campi adicionais, além de outras instalações distintas.
As avançadas tecnologias integradas aos sistemas de controle de acesso móvel, proporcionam hoje a opção mais moderna, flexível e eficaz, que auxilia as organizações a atingir e manter esses requisitos em conformidade, incessantemente.