No início deste mês entrou em vigor a Lei 14.009/20, que estende para 01/01/2021 o prazo para que todas as salas de cinema do país ofereçam recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva. A notícia aqueceu a sempre válida discussão da acessibilidade em todos os tipos de espaço e a importância de profissionais especializados para projetos sob as novas regras. Por isso o Istituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo anuncia uma versão digital do curso “Acessibilidade sem complicação” direto na plataforma de EAD Ibape-SP Conecta.
Marcado para acontecer entre os dias 29 de junho e 2 de julho, ministrado pela Arquiteta e Urbanista Vanessa Pacola, o conteúdo terá como foco desmistificar conceitos de acessibilidade, atualizar modificações da legislação, apresentar conceitos da ABNT NBR 9050, e a apresentação da ABNT NBR 16537. O curso é voltado para profissionais das áreas de arquitetura e engenharia; gerentes, coordenadores e planejadores de obras, peritos e assistentes técnicos, bem como empresários do setor da Construção Civil e agentes da área pública, atentos à importância da acessibilidade das cidades e edificações.
"A proposta do curso é tratar a acessibilidade de forma natural e descomplicada sob um conceito mais amplo, não apenas sobre democratização dos espaços, mas sobre o respeito individual e as normas vigentes," ressalta a arquiteta.
O curso “Acessibilidade sem complicação” soma à grade da recém-inaugurada plataforma Ibape-SP Conecta que é constantemente atualizada com outras abordagens que já são tratadas na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Avaliação de glebas urbanizáveis”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.
“Estamos em um cenário desafiador e por isso decidimos lançar a plataforma de cursos EAD do Ibape - São Paulo, para que, mesmo à distância, possamos trazer conhecimento qualificado aos profissionais avaliadores e peritos de engenharia,” destaca o Eng. Civil Paulo Palmieri Magri, Diretor Cultural do Ibape/SP.
As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php.