Curtir as férias gastando pouco é possível? Especialista em educação financeira dá dicas
Planejamento é fundamental para não extrapolar o orçamento e evitar surpresas
Aproveitar as férias com a vida financeira em ordem é o desejo de todo brasileiro. Viajar, fazer passeios e comer o que quiser durante esse período parece uma ótima ideia, mas, por conta da alta dos preços, pode se tornar uma dor de cabeça se não existir planejamento. De olho nesse cenário, o Professor Lucas Silva, especialista em finanças e educação financeira, elenca algumas dicas para quem deseja curtir esse momento sem gastar muito. Veja a seguir:
1 - Planejamento financeiro
A desorganização é um erro que custa caro. Por isso, é fundamental ter um planejamento financeiro consistente para que o orçamento não seja extrapolado e também para evitar surpresas desagradáveis. Por isso, é sempre importante ter ideia dos valores praticados na cidade escolhida para o divertimento. É preciso ter clareza sobre até quanto você pode gastar. Coloque os gastos na ponta do lápis para curtir com tranquilidade. Fazer essa organização irá ajudá-lo a retornar das férias com as contas no azul.
2 - Pesquise o destino
Pensar em toda logística é necessário, já que a viagem não compreende apenas o deslocamento para o local, mas também a hospedagem, alimentação e a reserva para passeios ou custos extras. Uma dica é pesquisar lugares que se encaixam dentro da sua realidade financeira.
3 - Compre as passagens com antecedência
Se for viajar de avião, faça uma pesquisa entre as companhias aéreas e compare os preços da passagem e os melhores dias para o embarque. Muitas companhias liberam descontos e promoções, então, compre com antecedência, assim você pode evitar oscilações entre o momento que comprar a passagem de ida e quando comprar a de volta.
4 - Tenha uma reserva de emergência para as férias
Para que suas férias não terminem em dor de cabeça, tenha uma reserva financeira para cobrir eventuais extensões da estadia, mudanças de voos ou despesas médicas.
Seguindo essas dicas, é possível ter uma viagem mais tranquila e dentro da disponibilidade financeira de cada família. “Passear, aproveitar e voltar para casa sossegado é muito mais simples do que imaginamos, apenas tenha um controle financeiro ajustado às suas condições”, finaliza o professor.