Entre as opções disponíveis no mercado, a biometria de voz identifica comportamentos suspeitos de usuários e possíveis fraudadores

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian sobre fraudes aponta que os consumidores confiam mais em biometrias físicas e comportamentais do que nas senhas e nos códigos de autenticação. Nesse sentido, a Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil, vem ajudando na identificação e prevenção à fraude em transações financeiras e operações, da venda ao atendimento. Desde 2017 no mercado, a empresa já evitou mais de R$ 20 milhões em fraudes bancárias.

De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a biometria pode ser considerada um dos métodos mais seguros de identificação, pois se baseia em características exclusivas de cada pessoa. Aliando esse método com a inteligência artificial, o nível de confiança e velocidade da biometria chega a ser altíssimo. “A biometria de voz é uma tecnologia que permite confirmar a identidade de uma pessoa enquanto ela fala. Se estiver integrada aos sistemas da empresa, também é capaz de identificar comportamentos suspeitos de usuários, visando a prevenção de fraudes”, pontua o empreendedor.

Entre as vantagens no uso desse tipo de tecnologia, está a substituição de senhas, que embora sejam comuns não são mais tão seguras. “O uso das senhas é hoje uma grande dor para os brasileiros. As biometrias trazem mais confiabilidade para o consumidor e para facilitar a sua vida, diminuindo a necessidade de anotar suas credenciais e correr o risco de esquecê-las”, afirma Peixoto.

Mesmo que as senhas ainda sejam o método de segurança mais adotado, a evolução da engenharia social está mostrando às instituições que é preciso uma atualização urgente. “As instituições podem, por exemplo, adotar mais de uma validação e incluir diversas autenticações, como a biometria de voz. Com a autenticação por voz, é possível mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp. A tecnologia necessita de apenas 1 segundo para identificar uma tentativa de fraude”, garante o CEO da Minds Digital.