*Por Alline Goulart, sócia diretora da Semente
No cenário vibrante do Startup Summit 2023, em Florianópolis, um dos momentos mais aguardados foi a palestra inspiradora de Eric Ries, autor do best-seller "Startup Enxuta". Com sua experiência e visão pioneira, Ries compartilhou insights sobre o mundo das startups e a gestão em ambientes de alta incerteza. A palestra de Ries girou em torno de redefinir os caminhos tomados pelo ecossistema de startups, com um chamado para sua ressignificação. A definição trazida por ele, como instituições ou grupos de indivíduos unidos por uma busca comum, a criação de um novo modelo de negócios em meio a um cenário incerto. Em essência, uma startup é um grupo de pessoas destemidas e visionárias dispostas a construir algo novo mesmo quando as incertezas são muitas.
Uma das reflexões mais importantes da palestra foi a desconstrução do movimento das startups. Citando o próprio livro, Ries trouxe a seguinte frase: “A maioria das pessoas acha que processo e gestão são coisas enfadonhas e sem graça, em contraste com startups, que são dinâmicas e empolgantes. No entanto, empolgante mesmo é ver startups dando certo e mudando o mundo”. Com um acréscimo: mudando o mundo para melhor!
Destacou que o movimento não trata apenas de receber financiamento até a abertura na bolsa de valores. Alertou para a armadilha do "greenwashing" – e adiciono aqui o "socialwashing", no qual as empresas podem se envolver em atividades aparentemente positivas, mas que carecem de ações concretas. Além disso, enfatizou a importância de se concentrar em efetuar mudanças reais e duradouras, em vez de apenas parecer estar fazendo a coisa certa.
Desenvolvendo a gestão em ambientes incertos
A mensagem central da palestra de Ries ressoou fortemente: o ambiente de negócios está em constante evolução, repleto de imprevisibilidade. Nesse contexto, a gestão convencional não é suficiente e o caminho tomado nestes últimos anos não é sustentável. Novos negócios que iniciam suas gestões sem olhar para o impacto de suas cadeias, tratando pessoas como números – descartáveis, em tantos contextos, como vemos nas demissões em massa do mundo tech –, e principalmente a falta de validação de sustentação do modelo de negócio, pulando de investimento em investimento em busca da saída.
Ries compartilhou algumas dicas que ecoaram como orientações cruciais para o sucesso em ambientes de incerteza: as organizações são entidades dinâmicas, cada uma com seu próprio destino e ações. Nenhum indivíduo pode fazer promessas em nome da organização, pois a natureza da equipe é de evolução contínua. A mensagem aqui é clara: a flexibilidade e a adaptabilidade são fundamentais. É importante começar, desde o dia zero, a priorizar o retorno e o impacto positivo. Ele encorajou quem estava presente a tratar seus colaboradores e colaboradoras com justiça. Retribuir à comunidade e criar um ciclo virtuoso de benefícios. A hora de fazer a diferença é agora! Não depois.
A palestra de Eric Ries no Startup Summit 2023 foi uma injeção de energia e perspectiva. Suas ideias desafiadoras sobre startups, gestão e impacto genuíno ressoam como um chamado para a ação. Ao revisitar o conceito de startups e firmar compromisso com uma governança sólida, podemos navegar com sucesso pelos mares tumultuados da incerteza, transformando desafios em oportunidades de crescimento. Foi mais um indicador de que não há inovação sem a valorização da vida!