Dezembro é um mês de festas e de muita agitação no comércio, um dos períodos do ano mais esperados pelos lojistas. Porém, segundo o estudo mensal Radar Scanntech dezembro de 2022, o mês volta a apresentar um aumento a retração de unidades vendidas quando comparado contra ao mesmo mês no ano anterior, após 2 meses consecutivos de desaceleração.

Tela de celular com fundo preto

Descrição gerada automaticamente

Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, explica que depois de alguns meses melhorando o crescimento no faturamento com taxas de retração em unidades abaixo da média do ano, dezembro volta a aumentar a retração, fechando em linha com a média do ano em unidades, mas também em preço e consequentemente em faturamento. “2022 registrou um acréscimo de 11,3% no faturamento em relação a 2021, crescimento puxado exclusivamente por um aumento médio de preços de 15,1%, uma vez que as unidades retraíram -3,3%”.

Os aumentos de preços, em especial os praticados em 2022, foram os principais responsáveis pelo incremento de 11% no faturamento do ano. Mercearia básica, puxada principalmente pelo leite, foi a cesta que registrou o maior aumento (20,4%) em 2022, seguido por produtos de limpeza (+19,5%) e perecíveis (15,8%).

Em relação aos canais, o atacarejo foi o que registrou a maior redução de unidades vendidas em 2022 alcançando -4,2% e maior aumento de preços. Já os supermercados foi o canal com a segunda maior retração com -3,8% em unidades.

“Apesar dos resultados de dezembro terem fechado em linha com a média do ano, dezembro trouxe um banho de água fria, quebrando a tendência de melhora que era observada desde junho”, finaliza Priscila Ariani.

Para acessar a análise completa do Radar Scanntech de dezembro 2022, clique aqui.