A mentora organizacional explica as vantagens em formar líderes jovens
A experiência é muito proveitosa em um trabalho, aqueles que já tem a expertise e o posicionamento necessário, podem poupar tempo. Contudo, Ivaneide Villaça, mentora de líderes de pequenas e médias empresas, alerta que todo gestor deve se preocupar com a geração futura. Por isso, o Dia do Jovem Trabalhador é uma grande oportunidade para conversar sobre a importância em formar jovens líderes.
Primeiramente, o empreendedor precisa saber a importância de não monopolizar todas as responsabilidades para si. A empresa deve funcionar, mesmo que ele não esteja presente.
Além disso, treinando novos líderes, outras oportunidades surgirão, como: a de aproveitar novos talentos; a equipe terá novos desafios, já que novos líderes poderão supervisionar e impulsionar; os empregados mais jovens têm a característica de grande dinamismo no trabalho, portanto traz muito proveito; o perfil do jovem empregado hoje é de ter muitos cursos práticos, portanto basta guiá-lo em um caminho de posicionamento de liderança; e por fim, líderes jovens ajudam a empresa a acompanhar as tendências do mercado.
Para começar a praticar isso, é preciso que haja um investimento de tempo de organização e de devoção para essa formação. “A chave é que sua empresa tenha processos definidos, com pessoas capacitadas e com valores e objetivos bem esclarecidos, as coisas serão mais simples”, explica a mentora, que dá consultorias em sua empresa, Alavanq Empresarial.
“Na nossa empresa Automação Curitiba praticamos e repassamos para os líderes que procuram a Alavanq Empresarial, a Cultura do Chamado de Bom Dia, no qual disponibilizamos os 10 primeiros minutos da manhã para desenvolver os colaboradores com comunicados, alinhamento de time, treinamentos, momentos de gratidão, dinâmicas, reforçando sempre nossa identidade”, conta Ivaneide.
Dessa forma, a rotina de formar pessoas é inserida de maneira natural, mas assertiva, impactando diretamente a todos, mas, sobretudo, os mais jovens que vislumbram a liderança. Portanto, o gestor deve ver nesses jovens e nas tarefas diárias uma brecha para um investimento a longo-prazo.
Investir em pessoas é uma atividade rica e enxergar grandes oportunidades em pessoas jovens é gratificante para eles, graças à valorização que ele sentirá diante de seu trabalho, e para o empregador que verá os frutos no fluxo da empresa.
Ivaneide ainda frisa que é uma questão de passar para frente aquilo que há dentro de si. “Eu sempre honrei meus líderes e as pessoas que me ajudaram. Edmundo Coleto, foi um grande líder que me ensinou quando cheguei em Curitiba. Hoje entendo que a mesma oportunidade que ele me deu, eu devo entregar dentro da minha empresa.”
Serviço: Ivaneide Villaça
Alavanq Empresarial
Mentora de líderes e donos de pequenas e médias empresas
41 9985-4870
@ivaneidevillaça
@alavanqempresarial
www.ivaneidevillaca.com.br