No dia 22 de novembro é celebrado o Dia do Músico. O objetivo é reconhecer e homenagear os profissionais do setor que compõem, escrevem, criam melodias e estudam diversos instrumentos. Para comemorar, a Disal, referência no mercado editorial, selecionou obras de músicos que vão além da arte musical, e se aventuraram no universo literário.  

 

A música e a literatura são duas formas de expressão cultural distintas, porém especialistas afirmam que quem tem uma relação com uma dessas artes, tem mais facilidade em desenvolver outras, pois elas se complementam poeticamente e historicamente. Segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o faturamento do setor musical aumentou mais de 10% no ano de 2023, totalizando US$ 28,6 bilhões e a América Latina foi uma das regiões que mais cresceu

 

“No Brasil, a literatura é uma fonte constante de inspiração para a música. As influências literárias da música brasileira são plurais, seja na escrita ou na inspiração para as canções, batidas e até interpretação nos palcos. As músicas são histórias cantadas”, explica Clineia Candia, professora e parceira da Disal.

 

Confira:

 

1-   E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas – Emicida

O medo às vezes nos paralisa, e para superá-lo é preciso coragem e determinação. É o que Emicida conta, por meio de versos, em seu segundo livro infantil. Uma menina tem medo da escuridão. Quando chega à noite, vem a preocupação e a ansiedade: afinal, o que o escuro pode esconder? O que ela nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina cujo maior medo é a claridade, e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.

 

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9140116-E-Foi-Assim-Que-Eu-E-A-EscuridaoFica

 

 

 

 

2-   Bagunça – Gabriel O Pensador

 

A obra é mais do que um convite, é um chamado aos leitores para que não se esqueçam de como é gostoso brincar e fazer bagunça. Com técnicas como rimas, repetições, refrões, mergulhe de corpo inteiro nessa leitura que é pura diversão para crianças e adultos

 

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9128480Bagunca

 

3-   Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque

Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha que tinha medo de tudo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”. Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, ela nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo.

 

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5888387-Chapeuzinho-Amarelo-41aEd

 

4-   Dr. Alex e vovó Ritinha – Rita Lee

 

Em “Dr. Alex e vovó Ritinha: Uma aventura no espaço”, a rainha do rock se transforma em fada e trata de um tema delicado para as crianças: a morte. De maneira leve, lúdica, colorida e criativa, a autora usa como pano de fundo uma viagem ao espaço, em um disco voador, para tratar de um assunto nem sempre fácil de abordar com o público infantil.

 

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9442666-Dr-Alex-E-VovoRitinha