Em 19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol. Sendo torcedor ou não, o esporte mexe com as emoções, assim como a literatura. Por isso, a Disal, referência no mercado editorial, preparou uma seleção especial de títulos que trazem diferentes maneiras de contar sobre essa paixão dos brasileiros, da história à poesia.
1. Glossário de termos de futebol– Eduardo Araujo
Uma obra inédita e original, que tem mais de 500 verbetes em português e em inglês e seus significados, desde os comuns às duas línguas, até as expressões sem similar.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5105897-Glossario-De-Termos-De-Futebol-Port
2. Futebol de mulheres no Brasil: um desafio para políticas públicas – Mariana Zuaneti e Ileana Wenetz
Os estereótipos impostos sobre o futebol feminino é algo que ainda é notável na sociedade, em pleno século 21. Ainda hoje, existem comentários de deterioração sobre o corpo, nível técnico, tático e sexistas sobre a atuação das atletas. A obra traz um relato dos desafios da profissionalização das mulheres no futebol do Brasil, sejam elas jogadoras, treinadoras, gestoras, torcedoras e toda presença feminina que habita e negocia diariamente nas barreiras desse mundo esportivo.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9395348-Futebol-De-Mulheres-No-Brasil-Desaf#
3. Eu vou ser um jogador de futebol – Philip Waechter
O desejo de se tornar um atleta profissional de futebol é um sonho que faz parte da vida de muitas crianças e jovens em todo o mundo. A perspectiva de mudar a realidade da família, realizar sonhos, alcançar fama e sucesso depende de muito treino e dedicação. Pensando nisso, Philip Waechter conta em sua ficção os devaneios de um menino que quer ser um jogador de futebol. A história traz lindas artes e uma narrativa leve e divertida, que certamente cativa o leitor e o insere no sonho de ser um atleta com o personagem principal.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/3106257-Eu-Vou-Ser-Um-Jogador-DeFutebol
4. Quando é dia de futebol – Carlos Drummond de Andrade
“Futebol se joga na alma”, é assim que o poeta define essa obra antológica de contos que apresenta ao leitor crônicas e poemas sobre a paixão pelo esporte que é compartilhada com toda nação e conta com um prefácio escrito pelo rei do futebol, Pelé. Em capítulos separados que discorrem por diferentes trechos da história, desde os anos conturbados que precederam o golpe de 1964, as Copas do Mundo que ganhamos e perdemos, Carlos Drummond também conta detalhes sobre a vida de estrelas que marcaram gerações, como a de Pelé, Tostão, Zagallo, Gérson, Rivelino e Garrincha.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9662712-Quando-E-Dia-DeFutebol