O Plano Diretor da cidade de São Paulo, aprovado em 2014, passará por uma revisão este ano. O momento é oportuno para que os engenheiros que trabalham com avaliação de imóveis considerem o aprofundamento e o domínio do planejamento urbano como ferramenta estratégica. O Ibape/SP está atento a essas questões de mercado e abre vagas para o curso on-line “Conceitos de Planejamento Urbano e Parâmetros Urbanísticos Pertinentes à Avaliação de Imóveis”, que ocorrerá entre os dias 26 a 29 de abril.

O conteúdo será ministrado pelo arquiteto e urbanista Marcelo Fonseca Ignatios e tem na programação uma introdução às bases legais do planejamento urbano no Brasil, abordagem sobre o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/01), o Plano Diretor Estratégico de São Paulo (lei 16.050/14), e a influência dos parâmetros e instrumentos urbanísticos nas técnicas e métodos da avaliação de imóveis.

Importância no cenário atual

As principais leis e discussões sobre planejamento urbano no Brasil vêm se tornando cada vez mais complexas. As operações urbanas consorciadas, a transferência do direito de construir e a evolução do conceito de contrapartida financeira em outorga onerosa são pontos que marcam um cenário sofisticado e que exige maior responsabilidade e repertório do avaliador de imóveis.

As inscrições para esse curso podem ser feitas até a data de realização, de acordo com a disponibilidade de vagas. A plataforma Ibape-SP Conecta traz, ainda, outros temas de avaliações e perícias alinhados com as transformações urbanas, sociais e culturais, todos com carga máxima de oito horas. Procedimentos Técnicos de Entrega e Recebimento de Obras de Construção Civil, Perícias em Acessibilidade e Introdução ao Método Involutivo Aplicado a Avaliação de Glebas Urbanizáveis são alguns exemplos.

Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php .