Nova tecnologia de plataforma Dynatrace unifica os dados, mantendo seus contextos para fornecer respostas e automação mais rápidas, escaláveis e econômicas por meio de Inteligência Artificial
A Dynatrace, líder em Inteligência de Software, anuncia o lançamento do Grail, uma tecnologia central dentro da plataforma de inteligência de software Dynatrace®. A solução revolucionará a análise e o gerenciamento de dados unificando as informações de observabilidade, segurança e negócios em ambientes nativos da Nuvem e Multicloud, mantendo seu contexto e fornecendo respostas e automação instantâneas, precisas e econômicas com Inteligência Artificial. Inicialmente, o Grail ajudará a potencializar a análise e a gestão de logs. No futuro, a empresa espera estender a tecnologia para fornecer soluções adicionais de TI, desenvolvimento, segurança e análise de negócios.
As arquiteturas Multicloud e nativas da Nuvem, a espinha dorsal da transformação digital moderna, produzem uma explosão de dados. Essas informações são isoladas, refletindo as diversas partes do ecossistema de nuvem do qual se originaram. Para extrair valor desses dados usando soluções tradicionais, as equipes de operações de TI, DevOps, SRE e segurança precisam estruturá-los para refletir as perguntas que esperam fazer no futuro.
Estes times contam com procedimentos manuais demorados, incluindo indexação e reidratação de dados, além de precisar gerenciar vários repositórios, que não podem reagir com agilidade suficiente a ambientes de aplicações e Nuvem que mudam rapidamente ou a ameaças de segurança em evolução. O custo e as despesas gerais de manutenção de procedimentos antiquados e conjuntos de ferramentas fragmentados superam o valor comercial. Por isso, as nuvens modernas exigem uma nova abordagem.
De acordo com Stephen Elliot, Vice-Presidente do grupo de I&O, Operações de Nuvem e DevOps da IDC, ambientes amplos e dinâmicos em Cloud e Multicloud são um ecossistema de várias tecnologias e serviços, e a composição muda a cada segundo. “Esse paradigma torna fundamental que as organizações adquiram uma plataforma com recursos avançados de Inteligência Artificial, análise e automação. A solução deve conseguir ingerir todas as informações observabilidade, segurança e negócios, colocá-los em um contexto preciso em tempo real e facilitar o acesso a informações baseadas em dados quando necessário”.
Adicionar o Grail à sua plataforma possibilita que a Dynatrace atenda a essas necessidades. O sistema é um data lakehouse causal com um mecanismo de análise de MPP (Massively Parallel Processing - ou Processamento Massivo Paralelo, em português). Ele aproveita a nova tecnologia Dynatrace Query Language (DQL) para análises de logs ricas em contexto. Além disso, funciona em conjunto com outras tecnologias principais da plataforma Dynatrace®, incluindo:
- OneAgent serviços para descobrir, ativar e instrumentar automaticamente aplicações, microsserviços, infraestrutura e qualquer dependência em ambientes de nuvem modernos;
- Smartscape topologia full-stack continuamente atualizada;
- PurePath rastreamento distribuído e análise ao nível de código;
- Davis mecanismo de Inteligência Artificial causal para processar dados e fornecer respostas precisas priorizadas pelo impacto nos negócios.
Philip Mendez, Product Owner - IT Performance Monitoring da Toyota Financial Services, comenta: “Temos a missão de acelerar a transformação digital. O sucesso requer insights em tempo real da enorme quantidade de dados transmitidos de nossas Nuvens. O Grail leva nossos recursos de análise para o próximo nível, apresentando logs no contexto da experiência do usuário, rastreamentos e eventos relacionados. Nossas equipes não precisam mais decidir quais dados manter ou o que fazer antes de armazená-los. E não necessitamos mais pagar a mais por consultas rápidas. O Grail nos permite entregar mais valor aos nossos clientes com sistemas e experiência do usuário sempre otimizados”.
Bernd Greifeneder, Fundador e CTO da Dynatrace, explica: “As organizações precisam de uma abordagem revolucionária para observabilidade, segurança e análise de dados que transcenda os limites de performance de suas soluções já existentes em até 100 vezes para casos de uso complexos, aliviando as restrições de custo existentes para gerenciar ambientes nativos da Nuvem e operações Multicloud. O Grail oferece essa oportunidade, impulsionando a abordagem da Dynatrace à Inteligência Artificial causal, que retém o contexto de dados com precisão e em grande escala. Começando com os logs, o Grail possibilita que as equipes aproveitem a análise instantânea para qualquer consulta ou pergunta, de forma econômica”.
Espera-se que o Grail para gerenciamento e avaliação de logs esteja disponível para clientes que usam os serviços de software da Dynatrace na AWS dentro de 30 dias após este anúncio. Para obter detalhes adicionais sobre os recursos de análise e gerenciamento de logs do Grail e da Dynatrace, visite Dynatrace resource center e o site www.dynatrace.com.