Solução fará parte do 6º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais realizado pela CeMEAI e pelo IMPA

Para participar do 6º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, a Radix, multinacional de tecnologia e engenharia, em colaboração com a Eletrobras e a CCEE, propôs um desafio enfrentado pelo setor elétrico ligado ao impacto do programa de resposta à demanda no despacho hidrotérmico de curto prazo. De 22 a 26 de março, grupos de trabalhos formados por alunos, professores e profissionais da indústria buscarão alternativas para solucionar problemas reais da indústria no evento organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA),  unidade de pesquisa qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC).

Empresas de diversos setores como Petrobras, Raízen, Itaú e Eletrobras apresentarão problemas a serem resolvidos pelos participantes. Para desenvolver o desafio enviado pela Radix, em conjunto com a CCEE e o Cepel - Eletrobras, os participantes estudarão a dinâmica dos preços horários quando consumidores industriais aderem a um programa de resposta à demanda. Esse programa, apresentado pelo ONS e CCEE,  prevê a redução do consumo de consumidores previamente habilitados como recurso alternativo ao despacho termelétrico fora da ordem de mérito. Espera-se que o fato de possibilitar que o consumidor module sua carga de acordo com o preço da energia, tenha resultados mais vantajosos tanto para a confiabilidade do sistema elétrico, como para a modicidade tarifária dos consumidores finais.

O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais é voltado a profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos do último ano de bacharelado em ciências matemáticas. Na programação, professores e pesquisadores de institutos e universidades nacionais e internacionais, como USP, Oxford, University of Barod, da Índia, e Chinese Academy of Sciences, da China, entre outros.

A participação da Radix neste workshop tem como objetivos buscar soluções inovadoras para problemas reais do setor elétrico e apoiar o desenvolvimento profissional utilizando técnicas científicas de alto impacto, em linha com a missão estratégica da empresa.

"É muito importante poder contar com empresas como a Radix neste Workshop que tem como principal intenção ser um elo entre a academia e a indústria, propondo soluções e novas tecnologias que possam contribuir com o desenvolvimento do país" diz o prof. José Alberto Cuminato, Diretor do CEPID-CeMEAI.

"Uma das missões da Radix é incentivar, capacitar e captar novos talentos. Estamos constantemente reforçando nosso time com pessoas que saibam trabalhar em equipe e que sejam multidisciplinares. Jogos e competições como esta, em desafios reais, não só nos dão uma boa visão sobre a atuação dos profissionais que integrarão o mercado em pouco tempo, como também incentiva, engaja e leva mais conhecimento técnico aos estudantes", diz Fabiana Lawinscky, coordenadora da Universidade Radix.

Além deste evento, somente nos dois primeiros meses do ano, a Radix participou da Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP e da Campus Energy 2021, uma tradicional conferência norte-americana, realizada há mais de 30 anos, sobre as boas práticas na operação e otimização dos sistemas de energia dos campi de faculdades e universidades americanas, hospitais, data center, entre outros.