Empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais espera aumentar número de funcionários em 50% até o início do ano fiscal em 2022
Uma área de recrutamento estratégica dentro de uma empresa impacta diretamente não só na receita, mas também em uma melhor cultura organizacional, que retém talentos e melhora a qualidade dos serviços oferecidos. Com o objetivo de ajudar a preparar as pessoas para o futuro e garantir a melhor experiência possível para todos aqueles que participam de seus processos, a Enext, empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais, acaba de implantar uma área de Talent Acquisition. A estratégia visa trazer os melhores profissionais do mercado para a casa e aumentar o quadro de funcionários em 50% até o início do ano fiscal em 2022.
Para João Pedro Baccarat, Head de Talent Acquisition & Employer Branding na Enext, o RH vem se tornando, cada vez mais, uma área menos operacional e mais estratégica dentro do ecossistema de empresas de tecnologia, e é preciso acompanhar essa transformação. “O recrutamento deve ser visto como um parceiro, apoiando as áreas de negócio no desenvolvimento de nossos principais ativos, que são as pessoas”, destaca.
Como parte do plano, a empresa irá oferecer dois programas ao ano, feitos por meio de dinâmicas de grupo 100% online: um de Capacitação de Jovens Talentos (Jovem aprendiz) e outro de Estágio, em todas as áreas de negócio. “Queremos nos estabelecer como uma marca empregadora, com plano de carreira estruturado, melhoria de benefícios para colaboradores e trilha de carreira para que as pessoas tenham um crescimento exponencial dentro da empresa. Tudo isso está sendo construído gradativamente para que a gente possa preparar as pessoas para o futuro da melhor maneira possível”, explica o executivo.
A partir da nova área, a Enext deseja implementar a cultura de um ambiente flexível, ágil e desafiador. “Do ponto de vista do processo seletivo, queremos oferecer uma experiência ágil, eficiente e extremamente transparente àqueles que participam das nossas seleções. Além disso, estamos trabalhando todos os dias para que esse processo alcance pessoas de todos os públicos, idades, etnias e gêneros, e que todos possam ser exatamente quem eles são aqui dentro”, ressalta Baccarat. “Queremos oferecer a mesma oportunidade para todos os públicos possíveis e auxiliar no desenvolvimento dos grupos minoritários, para que lá na frente eles se tornem grandes referências dentro do mercado de trabalho”, pontua.
Apesar das transformações, o executivo destaca que a retenção de talentos é um grande desafio para todo o ecossistema de tecnologia atual. “Os jovens de hoje são cada vez mais curiosos e insatisfeitos, buscando sempre por agilidade, novos desafios e um ambiente agradável. Antes de qualquer coisa temos que fazer a nossa parte e oferecer estes princípios básicos para eles. Além disso, a relação deve ser à base de muita conversa e transparência, oferecendo caminhos claros para que esses talentos tenham a oportunidade de se desenvolver aqui dentro”, afirma. “O que devemos fazer é sempre nos atualizar de acordo com o que existe de melhor no mercado para que possamos oferecer uma boa experiência para todos os envolvidos nos processos. O RH que ainda não se preocupa com isso, vai ficar para trás”, finaliza.