Encontro da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação (15.12) reunirá representantes de 21 iniciativas de colaboração em educação do país. O evento, virtual e aberto ao público, aborda o tema da colaboração intermunicipal para melhoria da educação pública.

O V Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação acontecerá no dia 15.12.20, das 15h às 17h, pela primeira vez em formato virtual e aberto ao público. O evento, que é realizado anualmente, destaca a importância da colaboração entre os municípios como um potente instrumento para a melhoria da gestão da educação pública. Promovida pela Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, a ação reúne 21 iniciativas de colaboração em educação do país e tem o apoio do Itaú Social, Instituto Positivo e Movimento Colabora Educação. O evento será transmitido pelos canais do Youtube do Itaú Social e da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Na programação, haverá apresentação de experiências exitosas de colaboração de experiências de colaboração para a educação no contexto de pandemia de COVID-19: formação de professores, desenvolvimento de currículo regional, compras coletivas e desenvolvimento coletivo de notas técnicas; todas experiências que auxiliaram territórios a enfrentar os desafios colocados pela pandemia no contexto das redes municipais de ensino. Haverá ainda um debate sobre a colaboração no contexto federativo brasileiro, com o professor e pesquisador da Faculdade de Educação (USP) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Romualdo Portela.

O evento contará com a participação da Gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, da diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak e lideranças das iniciativas de colaboração integrantes da Rede. Para promover a aproximação do público com o contexto da colaboração, a programação também conta com apresentações culturais, vídeos animados e uma dinâmica colaborativa conduzida pelo especialista Fábio Brotto.

Sobre a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação  - é uma iniciativa suprapartidária sem fins lucrativos, que representa a união de forças institucionais, tanto públicas quanto privadas, que atuam em regime de colaboração, como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Sua principal missão é articular, apoiar e coordenar ações que promovam o desenvolvimento de territórios colaborativos e que contribuam para a melhoria da educação nos municípios.   A Rede de Colaboração é composta atualmente por 21 iniciativas de colaboração intermunicipal em educação, que estão distribuídas em 08 estados brasileiros: Bahia, Paraíba, São Paulo, Alagoas, Piauí, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para conhecer mais sobre a Rede, acesse: http://www.redeintermunicipaledu.com.br/

PROGRAMAÇÃO:

Programação

Abertura e boas-vindas

A colaboração entre municípios  e como ela pode ajudar a educação: casos reais que ajudaram o dia-a-dia das secretarias de educação.

Convidado: Romualdo Portela (USP e Cenpec Educação)

Mediação: Rede de Colaboração com participações do Itaú Social e Instituto Positivo.

Dinâmica colaborativa

Convidado: Fábio Brotto - Projeto Cooperação

Encerramento

SERVIÇO:

O quê: V Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação

Quando: 15 de dezembro de 200, 15h às 17h.

Onde: Youtube - Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Mais informações, programação e inscrição: http://www.redeintermunicipaledu.com.br

SUGESTÃO DE FONTES :

Gilmara Silva - Relações institucionais da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e coordenadora do ADE COGEMFRI / SC

Samara Fonteles - Representante do Itaú Social

CONTATO:

Thamara Strelec - 11 99510-8934 thamara.strelec@conhecimentotriade.com.br