Durante a pandemia, muitos síndicos seguiram as recomendações das autoridades de saúde e fecharam as áreas comuns dos condomínios. Agora, com a flexibilização, as atividades são retomadas aos poucos, mas mesmo com a circulação restrita é preciso dar continuidade a uma manutenção adequada com foco nos requisitos normativos, legais e do proprietário. O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP) lança o curso “Gestão da Manutenção e Elaboração de Manual de Uso, Operação e Manutenção de Condomínios” direto na plataforma de EAD Ibape-SP Conecta, no sentido dos profissionais estarem atualizados para agir de forma estratégica e ágil para garantir as operações de manutenção.
Marcado para acontecer nos dias 9 a 11 de setembro e ministrado pelas engenheiras civis Lucy Inês Olivan e Lia Marina Knapp, o curso apresenta os principais requisitos para o sistema de gestão da manutenção de condomínios segundo a norma NBR 5674:2012. O conteúdo também traz orientações sobre a elaboração do manual de uso, operação e manutenção das edificações segundo as diretrizes da norma NBR 14037:2014 e apresenta exemplos práticos.
“Realizando o curso o profissional vai ter conhecimento das diretrizes das normas NBR 5674 e NBR 14037. Ele estará apto a elaborar um manual de uso, operação e manutenção de edificações e a desenvolver um plano de gestão de manutenção em condomínios,” ressalta a Engª. Civil Lia Marina Knapp.
A plataforma Ibape-SP Conecta segue uma dinâmica de atualização com cursos e abordagens que já são tratadas na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php.