Solução auxilia gestores públicos municipais na realização de um auto-diagnóstico relativo às boas práticas no setor público municipal

Com a missão de auxiliar gestores municipais a tomarem decisões que impactam positivamente na vida de milhões de pessoas, a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, desenvolveu uma ferramenta inédita para mensurar a maturidade da Transformação Digital em municípios brasileiros. A solução possibilita um auto-diagnóstico relativo às boas práticas no setor público municipal.

“A metodologia que embasa o Diagnóstico de Transformação Digital Municipal foi construída levando em consideração as melhores práticas de Transformação Digital no Brasil e no mundo. Isso inclui diretrizes legais, como, por exemplo, lei de governo digital e orientações de órgãos de controle”, explica Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

Para utilizar a ferramenta é preciso solicitar o acesso ao Diagnóstico de Transformação Digital Municipal neste link. As solicitações podem ser feitas até  31 de dezembro de 2021, sem custos para a administração municipal participante. Após este período, será possível acessar e responder o questionário de avaliação, no entanto não mais receber os estudos comparativos.

“A ferramenta inclui questões que são adequadas para qualquer tamanho de município. Além disso, não é necessário já possuir uma área ou pessoa responsável por ações de transformação digital”, explica Ricardo Ramos, cofundador da Gove.

Ao todo, são 39 perguntas, divididas entre os 6 pilares que avaliam: capacidade institucional, capacidade de utilizar dados para a tomada de decisão, foco no usuário, pessoas e  competências, infraestrutura e serviços digitais.

O relatório completo será disponibilizado em fevereiro de 2022. A partir dele, o responsável por cada solicitação receberá as respostas e análises de seu município, e também informações e comparativos com outros municípios, da mesma região e do mesmo porte, que não serão identificados.

Para mais informações sobre o Diagnóstico de Transformação Digital Municipal, acesse o site.