O primeiro semestre do ano ainda nem acabou, mas o Grupo Açotubo já consolida a implementação de ações digitais que têm impacto direto na operação. A empresa, que é referência em distribuição de produtos siderúrgicos na América Latina, decidiu compartilhar com alguns projetos justamente porque fazem diferença nos resultados, seja em processos mais eficientes ou em atendimento ainda mais completo das demandas.

O movimento da área de TI no período foi puxado pela implementação do IFS na unidade de negócios de Aços Inoxidáveis. O sistema tem a função de padronizar processos com uma tecnologia especializada na gestão de manufatura e traz um controle mais ágil e otimizado, fundamental para a tomada de decisão. Apesar da conclusão nesta primeira metade de 2021, o projeto teve 15 meses de duração e envolveu cerca de 70 pessoas, com investimento total de R $ 1,5 milhão.

“O IFS já estava em funcionamento em outras áreas do Grupo, como nas unidades de Conexões, Soluções e Tubos e Aços, na própria matriz. Entre os principais benefícios para a área de Inox estão a otimização dos custos de TI, maior transparência, segurança de dados, melhor colaboração e fluxos de trabalho, personalização completa, planejamento e relatórios aprimorados que, claro, resulta em um atendimento mais eficiente ao cliente ”, Explica Valdemir Raymundo, que está à frente do departamento de TI e Projetos.

Outro avanço que marcou os primeiros meses de 2021 foi o uso do formato Rapid Solutions , que é uma metodologia de desenvolvimento rápido em linguagem digital “ open source ”. Com o modelo, foram criados projetos como o Contact Center digital, que aprimora o atendimento a partir do perfil do cliente; Desenvolvimento Digital (Office 365), ferramenta da Microsoft introduzida durante uma pandemia; Espaço do Cliente , página de serviços como boletos e futuramente será implantado novas soluções pensando em nossos clientes; Portal das Comissões , espaço virtual de gerenciamento de todo o processo de pagamento de comissões dos representantes e vendedores; eAPP dos colaboradores , onde os funcionários podem consultar suas informações via mobile.

“A atenção com a evolução tecnológica é uma marca do Grupo em quase meio século de mercado. Seguimos com foco em usar os recursos digitais para otimizar processos e entregar os melhores resultados com segurança e cumprindo integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados ”, finaliza Valdemir.