O mercado está prestes a vivenciar uma transformação nas relações de negócios em todos os elos da cadeia de abastecimento graças ao Código 2D, a evolução do código de barras. A novidade será apresentada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil durante a Autocom, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de abril no Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, em São Paulo.

No estande da entidade, o visitante encontrará ilhas de experiências que demonstrarão, na prática, as diversas aplicações e benefícios dos Códigos 2D. “Teremos dois cenários de experimentação, um para indústria e outro para varejo, com apresentação de soluções oferecidas por parceiros da GS1 Brasil”, destaca o presidente, João Carlos de Oliveira.

A ilha Indústria apresentará a aplicação da tecnologia e as formas de impressão dos códigos em linha de produção de diferentes tipos: impressora inkjet, embalagem pré-impressa e etiqueta FLV (frutas, legumes e verduras).

Já na ilha Varejo, o público poderá conferir a impressão de etiquetas 2D e como funciona a leitura do código no checkout, além de soluções que demonstram balanças, impressoras e leitores nos pontos de venda.

Sobre o código 2D

O código 2D, como o próprio nome já diz, é um código bidimensional, que possui a capacidade de armazenar muito mais informações que o código de barras linear, como data de validade, lote, número de série, dados nutricionais, entre outros. Enquanto o código de barras tradicional carrega 13 dígitos, o bidimensional pode conter milhares de dígitos, além de permitir a impressão em uma área muito menor na embalagem.
Estamos falando de uma verdadeira revolução tecnológica, possibilitando à indústria e ao varejo, seja físico ou digital, simplificar processos, melhorar a gestão e controle de estoques, monitorar a data de validade, além de prevenir perdas. Para os consumidores, permite garantir a autenticidade dos produtos e uma melhor experiência de compra. Com a simples leitura do código através de um smartphone, é possível ter acesso a uma ampla variedade de informações.
Esta simples mudança nas embalagens permite que todos os elos da cadeia de suprimentos se conectem de forma rápida, segura, transparente e sustentável.

Sobre a Autocom 2022
Realização da feira: 5 e 6 de abril das 10h00 às 18h00
Local: Expo CenterNorte Pavilhão Amarelo
https://feiraautocom.com.br/

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.