São Paulo, outubro de 2022 - O custo do roubo para as comunidades rurais está crescendo. No Reino Unido foi de £ 40,5 milhões em 2021 (valor estimado pela seguradora agrícola NFU Mutual), incluindo o roubo de gado e de equipamento ou veículo. No entanto, uma fazenda é um lugar difícil de proteger, muitas vezes com vastas áreas de terra para patrulhar. A Hikvision, líder mundial no fornecimento de soluções e produtos de segurança e AIoT, desenvolveu um kit de Câmera Térmica movida a energia solar, promovendo uma eficiente segurança remota e maximizando sua cobertura.
Muitos agricultores usam a tecnologia GPS para ajudá-los a mapear uma fazenda e usar seu espaço com sabedoria. No entanto, com sistemas que custam mais de € 20.000, os custos da tecnologia logo aumentam. Os sistemas GPS podem ser fáceis de roubar e representam uma ameaça real para os agricultores devido à interrupção das operações.
Outro desafio para os sistemas de segurança é o fato de essas áreas rurais não terem acesso a energia ou redes. Poucos campos têm tais luxos. Então, normalmente, os agricultores só podem proteger certas áreas de uma fazenda por métodos modernos. Para monitorar o gado e as colheitas – as partes lucrativas da fazenda – um agricultor precisa “fazer as rondas”, o que é uma perspectiva extremamente demorada e exaustiva.
Para fornecer segurança útil e eficaz, fica claro que eles precisam de um sistema remoto. Estes precisam ser independentes de energia e redes. Eles também precisam ser robustos o suficiente para sobreviver às intempéries e inteligentes o suficiente para fornecer aos agricultores um gerenciamento preciso de alarmes, com a capacidade de verificar uma área remotamente também.
Os desenvolvedores da Hikvision encontraram uma solução – a fusão da tecnologia térmica na câmera. Como um canal térmico usa uma fração da potência de um canal óptico, ele dura mais. Isso pode prolongar a vida útil da bateria por cerca de um dia, dependendo de quais recursos estão ativos na câmera. Os próprios painéis solares de 80W podem carregar a câmera em apenas seis horas em um dia ensolarado. Os usuários também têm a opção de programar o “modo de suspensão” nos canais térmicos ou ópticos, ajudando a prolongar a vida útil da bateria.
As câmeras também enfrentam o outro desafio remoto – o de uma rede. Isso é necessário para alertar o agricultor sobre quaisquer alarmes e permitir uma solução completa de monitoramento remoto. Sem rede “conectada” ou wi-fi disponível, as câmeras usam 4G para fazer isso. Para maximizar a largura de banda disponível, a tecnologia térmica também desempenha um papel importante.
Como uma imagem térmica precisa de uma fração da largura de banda para transmitir, uma aplicação típica é configurar para monitorar uma área com o sensor térmico, mudando apenas para a lente óptica quando soa um alerta. Isso significa que um agricultor pode verificar o alerta com uma imagem óptica mais visual, sem que o sistema transmita imagens com largura de banda mais pesada o tempo todo.
Incorporadas ao algoritmo Deep Learning, as câmeras podem classificar humanos e veículos com precisão, reduzindo drasticamente os alarmes falsos causados por vida selvagem ou queda de folhas, por exemplo. As câmeras também são equipadas com luz estroboscópica e alarme sonoro, projetados para deter intrusos antes mesmo de entrarem.
A tecnologia térmica tem vários propósitos, incluindo prevenção de incêndios e monitoramento da saúde animal.
Protegido pelo padrão IP67, o Kit Solar Térmico Hikvision pode ser usado no exterior, pois suporta chuva e poeira. O kit é fácil e econômico de instalar, com uma caixa de junção para manter os poucos cabos necessários protegidos contra vandalismo e um suporte para montagem simples em poste. Também possui propriedades sustentáveis; seu baixo consumo de energia significa que pode economizar 104 kWh por ano, o que equivale a 17 kg de CO 2 .
Os agricultores estão cada vez mais recorrendo a tecnologias caras para melhorar o gerenciamento e os rendimentos das fazendas. Isso levou à necessidade de outro tipo de inovação – uma para ajudar a proteger esse equipamento e manter a fazenda funcionando em níveis ideais.
A combinação de energia solar com tecnologia de câmera óptica e térmica fornece uma solução de monitoramento sustentável, mesmo no meio de um campo remoto. Assim, os agricultores podem ficar de olho no gado e nas colheitas sem ter que realizar longas jornadas de patrulha ao redor de sua fazenda.
Saiba mais sobre o kit de câmera térmica movida a energia solar.