A Hikvision, líder mundial no fornecimento de soluções e produtos de segurança e AIoT, trabalhou em conjunto com o Grupo Interjato, com as empresas Mesotech e Evos, e Agora Tecnologia, distribuidora líder em tecnologia e soluções de segurança eletrônica, para implementar um projeto de monitoramento de tráfego inteligente na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Com a Evos como provedor de conectividade, da Mesotech para a implementação do videomonitoramento inteligente e a Agora Tecnologia como distribuidora dos produtos da Hikvision, foi possível fornecer soluções de CFTV avançadas para órgãos governamentais e cidades da região, melhorando a segurança e infraestrutura de tráfego da região.
A parceria entre o Grupo Interjato e a Hikvision se solidificou após o sucesso do primeiro projeto de videomonitoramento para segurança pública vencido pelas empresas do Grupo. Desde então, um relacionamento sólido foi desenvolvido entre as empresas. Quando surgiu a necessidade de contratar uma solução completa de videomonitoramento inteligente para ajudar na gestão da mobilidade urbana e transporte público em Natal, a oferta estratégica técnico-econômica da Hikvision foi o fator determinante na escolha do grupo para consolidar essa parceria.
Com o objetivo de otimizar o projeto, as equipes das empresas envolvidas, incluindo a Hikvision, conta com funcionários capacitados para atender às demandas do projeto. Hilton Carvalho, Engenheiro de Pré-Vendas da vertical governo da Hikvision, destaca os benefícios do trabalho em conjunto. "Vejo essa colaboração de forma muito positiva. Com certeza, nossa solução tem proporcionado uma redução eficaz nos custos operacionais e aumentado a velocidade de resposta em casos relacionados à mobilidade urbana e infraestrutura de trânsito, além de que a solução também pode ser utilizada pelos órgãos de segurança da cidade”, afirma.
Iniciado em julho de 2022, o projeto de videomonitoramento inteligente para a gestão da mobilidade urbana e transporte público em Natal está em sua fase final de implementação. Com mais de 170 câmeras instaladas nas vias públicas, o objetivo é melhorar a segurança e a eficiência do trânsito na cidade.
Como resultado, o projeto conta com um sistema avançado de videomonitoramento inteligente, que oferece uma modernização na gestão operacional, capacidade de gestão de mobilidade e tomada de decisão proativa. Isso é alcançado principalmente por meio das câmeras PTZ, responsáveis por monitorar os pontos de cruzamento das vias (147 instaladas), as câmeras panorâmicas, que detectam o aumento de tráfego (3 instaladas) e as câmeras LPR, que contabilizam os veículos nas vias e ajudam no controle de fluxo (30 instaladas).
Com a implantação dessas tecnologias, os agentes que antes trabalhavam nas ruas agora podem operar o sistema de monitoramento de trânsito de forma segura e eficiente a partir do Centro de Operações de Trânsito, localizado na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). Isso não só reduz o risco de incidente com os agentes, proporcionando melhor qualidade de trabalho, como também economiza custos operacionais, com deslocamentos e veículos, para a secretaria.
O Centro de Operações de Trânsito da STTU conta com a presença de duas pessoas da empresa Mesotech para oferecer suporte e ajudar os agentes públicos da STTU nas suas tarefas. Com a solução de videomonitoramento inteligente contratada, foi consideravelmente aumentado o tempo de resposta e as soluções de trânsito e transporte, fazendo com que o órgão atue de forma proativa aos problemas de mobilidade da cidade, sendo muito mais rápido e eficiente.
Para Severino Sanches, da Agora Tecnologia, há uma demanda cada vez maior por soluções que melhorem a infraestrutura das cidades e resultem em benefícios concretos para a população.. “A indústria de segurança eletrônica vem respondendo a essa necessidade e o projeto em Natal é um exemplo de como a tecnologia pode entregar isso e ainda reduzir custos. “Nosso compromisso é continuar abastecendo o mercado brasileiro com o que há de melhor no setor”, afirma. Ainda de acordo com ele, outros órgãos da administração pública podem ser beneficiados pelo modelo implementado em Natal.
Leonardo Souza e Ruan Medeiros, os sócios fundadores da Mesotech, expressam sua grande satisfação com a parceria e o sucesso do episódio recente. "Estamos entusiasmados em trabalhar em conjunto com empresas de renome, como o Grupo Interjato, Agora Tecnologia e Hikvision, para trazer uma nova era de modernização para o tráfego e trânsito de Natal. Nossa intenção é realizar um trabalho excepcional em colaboração com eles e atender às necessidades da cidade, por meio de soluções inovadoras e tecnologias avançadas."
O projeto teve um investimento de até 4,8 milhões de reais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal e veio para apoiar os setores da engenharia, correspondente à área de fluxo de vias, fiscalização, que engloba o controle de infrações e o da educação, responsável por salientar a importância da prudência na direção dos automóveis. Em consequência, alguns resultados já estão sendo notados, como o ganho de fluidez no trânsito, a redução do custo operacional e a diminuição de gastos da população com transporte. “Essas tecnologias trouxeram benefícios muito maiores do que esperávamos, estamos muito satisfeitos com o controle operacional da cidade.
“Essas tecnologias trouxeram benefícios muito maiores do que esperávamos, estamos muito satisfeitos com o controle operacional da cidade. Tínhamos a necessidade de implantar essa modernização que, finalmente, foi suprida pelo grupo de empresas atuantes no projeto e vem dando resultado de maneira gradual no dia-dia das pessoas que vivem em Natal”, avalia Hélio Falcão, gestor de TI de Mobilidade da STTU.”