O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP) abriu vagas para o curso on-line de “Gestão e Procedimentos de Aprovação de Reformas em Condomínios”, marcado para acontecer entre os dias 3 e 5 de março na plataforma de EAD Ibape-SP Conecta, com conteúdo voltado para síndicos e profissionais responsáveis por gestão de manutenção.

Esse tipo de abordagem é ainda mais importante neste momento porque a preocupação com as residências levou ao aumento significativo do número de reformas durante a pandemia. Outro ponto importante no período foi que muitos síndicos seguiram as recomendações das autoridades de saúde e fecharam as áreas comuns dos condomínios. Agora, com a flexibilização, as atividades são retomadas aos poucos, mas, mesmo com a circulação restrita, é preciso dar continuidade a uma manutenção adequada com foco nos requisitos normativos, legais e do proprietário.

Ministrado pelas engenheiras civis Lucy Inês Olivan e Lia Marina Knapp, o curso apresenta os principais requisitos para a gestão de reformas, orientando a elaboração de procedimento para aprovação de reformas de unidades autônomas inseridas em condomínios residenciais ou comerciais, segundo as diretrizes da norma NBR 16280, e debatendo seu fluxo de gestão.

“Realizando o curso, o profissional vai poder analisar e compreender as diretrizes da NBR 16280 – (Reformas em edificações, Sistema de gestão de reformas – requisitos), quando das reformas das unidades autônomas em condomínios, e as responsabilidades, incumbências e encargos do proprietário, do condomínio e dos executores do projeto e da construção, e elaboração do plano formal de aprovação e gestão de reformas,” ressalta a Engenheira Civil Lia Marina Knapp.

As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php. Na plataforma, é possível encontrar uma série de cursos e abordagens que já são aplicadas de forma presencial, como “Conhecendo Melhor as Perícias em Veículos Automotores”, “Avaliação de Ativos Biológicos à Valor Justo”, “Avaliação de Imóveis Urbanos por Tratamento Científico”, entre outros.