Índice Meu Crediário aponta que 9,51% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês passado

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou o maior índice mensal dos últimos quatro anos, em outubro. O levantamento aponta que 9,51% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês. No mesmo período de 2021, 7,18% dos carnês estavam atrasados, enquanto o indicador era de 4,93% no ano anterior e 6,49% em 2019. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.

Realizado pelo Meu Crediário - fintech especializada no setor - o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de outubro de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em julho deste ano e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

“O índice de inadimplência de 2019 poderia ser considerado o normal dentro do histórico do setor. No ano seguinte, houve uma redução significativa por conta do Auxílio Emergencial. Já em 2021, o número de parcelas atrasadas voltou a subir com o fim do benefício e agora elevou ainda mais motivado principalmente pelo quadro inflacionário deste ano, fazendo com que os consumidores tivessem maiores dificuldades para quitar suas dívidas”, comenta Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.

Além da comparação anual, o Índice Meu Crediário aferiu um aumento de 3,68% na inadimplência de outubro ante o mês anterior,  - quando 9,16% dos carnês estavam atrasados. “Esperamos que haja uma estabilização do índice de inadimplência. No entanto, hoje ainda é um desafio entender a curva da inadimplência nos próximos meses por conta das indefinições sobre a política econômica do país”, avalia Schneider.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.