Inferência estatística é diferencial para avaliação de imóveis em mercado aquecido

Por que não é tão simples chegar ao valor justo e real de um imóvel? Existem diversas formas de condução das análises, mas, fora a necessidade de realização por um especialista, as que são pautadas por estudos científicos, claro, garantem maior confiança. Por isso a inferência estatística tem sido procurada por engenheiros e arquitetos que trabalham no setor como maneira de garantir um diferencial competitivo, encontrando no Ibape/SP a possibilidade de atualização técnica rápida e de alta aplicabilidade em um mercado aquecido.

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, o setor deve crescer entre 5% e 10% neste ano em comparação com 2020. Em paralelo, um levantamento realizado pela plataforma para corretores Homer indica que 32% dos brasileiros que buscam comprar imóveis planejam gastar entre R$ 250 mil e R$ 400 mil. Ou seja, o cenário traz perspectivas positivas e existe uma linha de perfil de imóveis bem definida onde a avaliação será fundamental para mapeamento de oportunidades e fechamento de negócios.

Inferência estatística x avaliação de imóveis

A técnica faz diferença porque parte uma amostra representativa e heterogênea para, com a devida análise, calcular o valor de uma determinada propriedade em relação às outras. Como a prova de parte de um produto em um supermercado, por exemplo, que dará condições para a decisão de comprar a mercadoria inteira. Enquanto no supermercado o gosto é um dos principais indicadores, na área de imóveis são muitas variáveis que pedem conhecimento científico aprofundado, do quantitativo ao qualitativo.

Por isso, o Ibape/SP, que é referência em avaliações e perícias de engenharia, teve o cuidado de montar um programa que une todas essas necessidades às instruções para atendimento das exigências da ABNT NBR 14652-1 e 2, abordando os requisitos  normativos para enquadramento de Laudos de Avaliação nos graus de fundamentação e de precisão.

O curso propõe, ainda, breve abordagem do modelo da regressão linear e seus pressupostos básicos, com uso de planilhas de Excel. A instrução fica por conta da arquiteta e urbanista Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira, formada pela PUC Campinas, mestre em engenharia civil e urbana pela POLI-USP, e professora convidada de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A carga horária é de 20 horas, distribuídas nos dias 05, 06, 07, 19, 20 e 21 de maio. A aplicação será on-line pela plataforma Ibape/SP Conecta e as inscrições já estão abertas pelo site www.ibapespconecta.com.br. As vagas são limitadas para melhor direcionamento e aproveitamento das aulas.

Serviço

Curso: Avaliação de Imóveis  Urbanos por Tratamento Científico (Inferência Estatística)

Data: 05, 06, 07, 19, 20 e 21 de maio das 19h às 22h30

Formato: on-line

Plataforma: Ibape/SP Conecta

Público: Engenheiros e Arquitetos

Inscrições: www.ibapespconecta.com.br