IBS Tester otimiza uso de baterias nas operações comerciais e evita descartes indevidos
A Ingenico, líder global em aceitação de soluções de pagamentos, anuncia o lançamento do IBS Tester (Ingenico Batteries Shelf Tester), uma estante inteligente de testes de baterias que permite avaliar o funcionamento dessas unidades de potência em terminais de pagamento de forma eficiente. O IBS Tester apoia iniciativas mais sustentáveis no setor, impedindo descartes desnecessários de baterias. Além disso, auxilia os clientes na avaliação das baterias de maneira rápida e segura, por meio de testes de retenção de carga e verificações de integridade de contatos, com rastreabilidade total dos processos, assegurando maior disponibilidade e desempenho para seus dispositivos de pagamento.
“À medida que o mercado de meios de pagamentos continua a evoluir, a necessidade de abraçar a sustentabilidade torna-se mais urgente do que nunca. Com o lançamento do IBS Tester, a Ingenico busca fornecer alternativas para evitar que baterias ainda funcionais sejam descartadas, contribuindo para um futuro mais verde e consciente”, afirma Felipe Gomes, Gerente de Serviços e Soluções da Ingenico. Segundo o executivo, é costumeiro que o segmento se desfaça indevidamente de baterias, com decisões baseadas em testes pouco qualificados. “Isso não apenas gera custos desnecessários para as empresas, na substituição de baterias que ainda têm vida útil, mas também impacta negativamente nosso meio ambiente, com o aumento de lixo eletrônico e a utilização desnecessária de matéria-prima para a produção de novas unidades”.
Casos de uso do IBS Tester indicam grande diminuição nos descartes graças à assertividade das análises realizadas. Enquanto algumas operações jogavam fora cerca de 70% das baterias após verificações poucos qualificadas, o IBS Tester possibilitou reduzir esse índice para 15% nos mesmos casos. Além disso, o serviço também ajuda a diminuir custos nos processos de logística reversa, com menos terminais sendo transportados rotineiramente para ajustes, e no reparo. Em termos de operação, o IBS Tester ainda ajuda na melhor a experiência dos clientes, com os terminais de pagamento funcionando com excelência.
As análises feitas pelo IBS Tester são divididas em diferentes passos: verificação de fios danificados da bateria; curvas de carga, no qual o testador verifica anormalidades na carga da bateria comparando com curvas referências de carga; e retenção de carga, realizando um cálculo de regulação de tensão da bateria considerando uma queda percentual da tensão quando uma carga de alto consumo é conectada.
Com abordagem inovadora, o serviço IBS Tester pode ser contratado de forma mensal e é indicado para qualquer tamanho de operação. O IBS Tester possibilita que até 320 unidades de baterias de íons de lítio sejam testadas simultaneamente, sendo 160 de 4,1V (célula simples) e outras 160 de 8,2V (célula dupla), em até duas horas.
A equipe da Ingenico realiza a instalação e o setup do hardware e software do IBS Tester dentro da operação logística do cliente, além de efetuar treinamentos para qualificar os técnicos e acompanhar os primeiros testes. O suporte da Ingenico é contínuo e o time de especialistas pode ser acionado para efetuar manutenções corretivas quando necessário. Ainda, um serviço preventivo é fornecido mensalmente para garantir que o IBS Tester esteja operando em sua capacidade máxima.
Agnóstico, o IBS Tester é capaz de testar baterias de diversos dispositivos da Ingenico e de terceiros. Ainda, possui software embarcado, que permite, por meio de interface intuitiva e amigável, acompanhar toda a operação da estante, identificando na tela exatamente qual a posição das unidades que estão apresentando defeitos, por exemplo, além de outros indicadores totalmente parametrizáveis. Todos os dados das avaliações realizadas são guardados em um histórico para consultas sempre que necessário, com logs auditáveis que mostram o modelo e número de série da bateria, início e fim de teste e resultados finais. Com análises altamente personalizáveis, o software pode configurar os parâmetros para que atendam as especificidades das demandas dos clientes.
Além de considerar a sustentabilidade nas tomadas de decisão, adquirentes e subadquirentes também precisam considerar outros desafios que os comércios enfrentam. “A disponibilidade dos terminais de pagamento, por exemplo, é um fator crucial nos negócios, especialmente considerando a experiência do cliente”. Segundo Felipe Gomes, o IBS Tester também busca mitigar riscos de ocorrências técnicas durante o uso dos terminais nas operações, como baterias com baixo desempenho que podem tirar as maquininhas de uso, tornando os processos de pagamentos mais demorados e afetando negativamente a jornada de pagamento do comprador. “Ao contratar o IBS Tester, nossos clientes podem ter visibilidade do que ocorre com as baterias de seus terminais, colocando em uso apenas os dispositivos que realmente possam entregar disponibilidade, confiabilidade, desempenho e segurança para pagamentos contactless, independentemente do fluxo da utilização”.
Qualidade atestada
Clientes da Ingenico já puderam experimentar os benefícios do IBS Tester. Uma das maiores líderes em soluções de tecnologia financeira e serviços de processamento de pagamentos, com presença global em mais de 80 países, por exemplo, analisou uma amostragem com 100 baterias em testes que buscavam medir a integridade das conexões (teste de fios) e a capabilidade de carga e descarga. Ao todo, 74 unidades foram aprovadas em todos as análises e 26 apresentaram alguma falha. Os resultados entre as amostras que falharam indicaram danos nos fios, curva irregular de carga e alto valor de queda percentual da bateria na descarga. Potencialmente, isso está relacionado com o tempo de fabricação, além de possíveis condições de estoque e uso em campo. Em testes anteriores, feitos sem o IBS Tester, os resultados indicavam que 100% das baterias não poderiam mais ser usadas. A alta acuracidade das informações providas pelo IBS Tester ajudou a evitar o descarte de 74% das unidades testadas.
“Ao detectar previamente os problemas, o IBS Tester facilita que medidas proativas e corretivas sejam tomadas, com base em evidências qualificadas, antes de descartes desnecessários ou interrupções inesperadas durante o uso dos terminais de pagamento. Com a garantia de baterias seguras e confiáveis, os comerciantes podem realizar transações com total confiança, sem preocupações com falhas de equipamento, ao mesmo tempo em que adotam uma postura verde em seus negócios”, afirma Felipe Gomes. “IBS Tester é um serviço único no mercado, que propicia uma abordagem mais sustentável para o setor, a redução significativa nos custos de logística reversa e na substituição de baterias, ao mesmo tempo em que garante um desempenho otimizado das maquininhas de pagamento”.