Inspirado em receita típica de Páscoa, Beleaf lança prato com bacalhau vegetal

Edição limitada do Escondidinho de Bacalhau de Plantas estará disponível no e-commerce da foodtech durante o mês de abril ou até acabarem os estoques

O bacalhau é um dos alimentos mais tradicionais consumidos no período de Páscoa. Pensando nisso, a Beleaf, foodtech especializada em alimentação saudável plant-based, desenvolveu o prato Escondidinho de Bacalhau de Plantas. A edição limitada estará disponível no e-commerce da marca a partir do dia 08 de abril, com entregas em São Paulo.

“O sabor é muito parecido com o do bacalhau tradicional, mas o tempero e a forma de preparo o tornam único. O prato é super recheado, conta com um purê lisinho, bacalhau vegetal no ponto exato de sal e com textura suculenta e, para completar e realçar as sensações, leva brócolis cozidos no vapor, cebola e tomate, que trazem a umidade que arredonda a receita”, explica Débora Oliveira, Head de P&D da Beleaf.

O grande diferencial do prato é o sabor fiel ao bacalhau tradicional e a textura de peixe, mas na versão feita com plantas. O peso total é 420g, sendo 200g de recheio de bacalhau 100% vegetal, isento de soja e livre de conservantes. Além disso, o Escondidinho de Bacalhau de Plantas é rico em proteínas (19g por porção), cálcio e fibras. Serão disponibilizados 600 pratos, no valor de R$ 35,90 cada.

“A gente entende que comer envolve todos esses aspectos: nutrição equilibrada, prazer, saciedade e respeito ao nosso hábito alimentar, à nossa cultura. E como a gente tem essa herança da cozinha ibérica, o bacalhau é um item que não pode faltar na Páscoa”, diz a profissional.

Desenvolvimento dos pratos

De acordo com Débora, o processo de criação dos pratos começa ao mapear e estudar as necessidades dos clientes, o que é feito com o apoio de pesquisas e informações que o time de Customer Experience da Beleaf levanta. “Estruturamos uma lista com os pedidos mais citados, os que fazem mais sentido para a estratégia da empresa naquele momento, quais nichos de clientes queremos atrair e por aí vai. Em seguida, montamos um briefing para criação dos pratos e realizamos diversos estudos para achar as melhores receitas. Montamos um painel com todas as ideias e começamos a votar quais fazem mais sentido seguir. A partir daí, fazemos inúmeros testes, são mais de 20 versões testadas, pelo menos uma degustação sensorial por semana, com uma equipe multidisciplinar de chefs, nutricionistas, degustadores, compradores e especialistas de produção/escala da indústria”, completa.

A especialista acredita que as pessoas têm buscado cada vez mais por produtos plant-based com sabores "semelhantes" aos originais, além de opções mais práticas, saudáveis e nutritivas. “A gente começa exercitando a empatia, procurando criar o que o nosso público quer. Temos também os nossos critérios, alguns pilares que são levados muito a sério: tem que dar água na boca, precisa ser uma solução para o nosso público e se encaixar na rotina de quem quer praticidade. É ir do freezer pro micro-ondas ou forno, e resolver a questão. E sob o ponto de vista da cozinha, ter uma refeição completa, com três ou quatro itens diferentes, que descongelem e aqueçam entre seis e oito minutos, mantendo as diferentes texturas”, finaliza Débora.

Para mais informações, acesse: https://www.beleaf.com.br/

Sobre a Beleaf
Fundada em 2016, a Beleaf é uma foodtech especializada em alimentação saudável e plant-based. A empresa, que foi pioneira no mercado de alimentação vegana congelada, já captou 12,8M e cresceu oito vezes nos últimos dois anos. Hoje conta com mais de 30 produtos, entre pratos, sopas e doces, que são entregues em até 24 horas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.