Livro “Palavra Cigana” apresenta os costumes e crenças de um povo nômade às novas gerações
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 800 mil a um milhão de pessoas no Brasil se identificam como ciganos. Apesar do surgimento há séculos, o conhecimento sobre seus costumes e crenças ainda é difuso. Neste cenário, a autora Florencia Ferrari lançou pela SESI-SP Editora o livro “Palavra Cigana”, que apresenta esse universo às nova gerações em 6 contos.
Para chegar no material, ela explica que foram analisadas mais de 300 histórias que conheceu nos tempos de convívio com o mundo dos ciganos, selecionando as mais mirabolantes. “Acreditar ou não dependerá de cada um. Dificilmente se poderá provar que elas aconteceram de verdade, pois o registro original se perdeu no mesmo instante em que foram contadas pela primeira vez”, disse.
De modo geral, os contos falam de música, crenças, medos, heroísmo e amor. Um rapaz enfrenta um inimigo para ficar com a princesa; outro recebe ajuda de um ser sobrenatural para atingir seus objetivos; uma jovem descobre que tem muita sorte; tudo amarrado por personagens carismáticos, que cantam, dançam e ganham vida nas ilustrações de Stephan Doitschinoff, vencedor do prêmio Jabuti.
Além dessas narrativas, o livro, que faz parte do acervo doado pela Cosac Naify à SESI-SP Editora, ainda traz capítulos especiais sobre os ciganos pelo mundo, histórias que atravessaram o tempo e um guia com fontes e sugestões de leitura. O lançamento aconteceu em grande estilo durante a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, mas já é possível adquirir a obra pelo site da editora: https://www.sesispeditora.com.br
Título: PALAVRA CIGANA
Autora: Florencia Ferrari
Ilustrador: Stephan Doitschinoff
Editora: SESI-SP Editora
Ano: 2020
Páginas: 88
Preço: R$ 64,00