Com a ajuda da aceleradora de resultados Canal BW, a empreendedora Thaciana Porfirio agora pretende atuar nacionalmente por meio do e-commerce

Interior da Linda Bijoux em Vargem Grande do Sul

Lidar com a concorrência sempre foi um dos grandes desafios do varejista, seja ele pequeno, médio ou grande. Depois de 10 anos de hegemonia em Vargem Grande do Sul, no interior paulista, a loja de acessórios e maquiagem Linda Bijoux, viu as vendas despencarem após o surgimento de uma concorrente na cidade. Com a ajuda da aceleradora de resultados Canal BW, também da região, a marca passou a investir em treinamento da equipe de vendas e aprimorou as estratégias de marketing digital. Com isso, dobrou o ticket médio de vendas de R$ 35,00 para R$ 70,00, aumentando seu faturamento em 400% nos últimos dois anos. Após esse crescimento exponencial, a marca agora mira a abertura de novas lojas físicas - atualmente está presente em Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista - o lançamento de um e-commerce para atuar em âmbito nacional e fortalecer as lives shop no Instagram, que chegam a movimentar vendas acima dos 5 dígitos.

A fundadora da Linda Bijoux, Thaciana Porfirio, de 33 anos, explica que o trabalho desenvolvido pelo Canal BW foi fundamental para o salto do faturamento, uma vez que a aceleradora realizou a formação de uma nova equipe de vendas no 2º semestre de 2017, que até então contava apenas com atendentes não especializados, sem metas e sem comissão. No ambiente online, houve o reposicionamento da marca, por meio de anúncios, que ajudaram a ganhar cada vez mais fãs e seguidores. “Esse trabalho propiciou nos tornar referência em acessórios de moda e maquiagem nas cidades onde atuamos. Para 2022, pretendemos realizar a abertura de mais uma loja e elevar o crescimento de vendas para cerca de 35% ao mês”, explica.

Criada no ano de 2007 em Vargem Grande do Sul, a Linda Bijoux foi a única loja de acessórios de moda da cidade por 10 anos. No entanto, quando surgiu o primeiro concorrente direto em 2017, a loja sentiu um grande impacto nas vendas: uma queda em torno de 20% ao mês. Porfirio não esperou a situação piorar para buscar soluções e em setembro daquele ano buscou a ajuda da Canal BW, que também possui forte atuação na região, para alavancar as vendas. “Eu já conhecia o Aldan Neto, fundador da empresa, porque havia estudado com ele na faculdade e sabia que ele estava trabalhando especificamente no varejo. Fiquei entusiasmada com o projeto dele para a Linda Bijoux voltar a crescer”, conta a proprietária.

“Começando contratando pessoas com perfil de vendas e experiência. A partir daí, implementamos as metas, comissões e premiações por resultados. Definimos quais seriam as métricas a serem avaliadas e os prazos para atingirmos. E então iniciamos os treinamentos de vendas, para que a equipe aprendesse técnicas e ferramentas para aumentar os resultados”, explica Thaciana.

Ao mesmo tempo, o Canal BW fez um reposicionamento da marca e implementou as ações offline para o aumento do fluxo de pessoas. “Os primeiros resultados começaram a aparecer logo no terceiro mês de trabalho, quando conseguimos empatar o faturamento com o ano anterior”, destaca.

Problemas e soluções

Para Aldan Neto, fundador e CEO do Canal BW, o trabalho realizado com a Linda Bijoux é motivo de orgulho, por se tratar do primeiro cliente a executar o Programa de Aceleração de Resultados criado pelo empresário, com o objetivo de trabalhar o marketing digital para atrair novos clientes e treinar a equipe para torná-la especialista em vendas. “Após uma avaliação do processo de vendas da Linda Bijoux e do funcionamento do funil, percebemos uma lacuna na equipe, que estava atuando apenas para ‘vigiar’ a loja e não para de fato efetuar vendas. Não existia um cuidado especial com o atendimento ao cliente. Por isso, não havia fidelização e a loja acabou sofrendo com a migração dos clientes para um novo estabelecimento”, explica.

Neto conta que um dos maiores desafios iniciais foi mudar o mindset da proprietária, que já estava há 10 anos no mercado e havia estabelecido um formato de trabalho. “Quebrar algumas crenças e barreiras foram os primeiros passos. Feito isso, partimos para um fortalecimento da equipe, trazendo alguém com o perfil e fome de vendas”, afirma.

Equipe pronta, o Canal BW começou o trabalho de anúncios nas redes sociais, com foco no Facebook - que na época tinha maior engajamento. “Com um investimento tímido, a Thaciana foi percebendo o retorno que aquilo trazia. Conforme aumentamos as vendas, ela investia ainda mais. Esse processo acabou se tornando um ciclo virtuoso”, relata.

Após 7 meses de um intenso trabalho, Thaciana sentiu segurança para abrir a segunda unidade em São João da Boa Vista, uma cidade com um mercado amplo e competitivo. “Ali teríamos o desafio de concorrer com empresas maiores e já estabelecidas, uma vez que nesta cidade a Linda Bijoux era uma marca nova”, lembra Neto. Nesse caso, a estratégia foi gerar o encantamento dos clientes através de treinamento, além de ações como a distribuição de brindes na inauguração. “Sempre foi uma vontade da fundadora estar em mais de uma cidade. Hoje, após consolidar as duas unidades, ela viu que é possível investir em mercados competitivos”, finaliza Aldan.

** Dicas do especialista**

Pedimos para Aldan Neto algumas dicas de como aumentar as vendas, o especialista possui mais de 10 anos de experiência em vendas e gestão. Confira:

1. De nada adiantaria criar campanhas de atração de clientes se a equipe não estiver preparada para transformar o fluxo em resultado concreto, ou seja, vendas.

2. Invista em treinamento de equipe, existem técnicas poderosas para aumentar os resultados;

3. Investir em anúncios bem pensados e distribuídos geram retorno e retorno gera lucro!

4. Redes sociais dependem da criação de conteúdos relevantes com frequência.

Sobre o Canal BW
Canal BW é a principal aceleradora de resultados e performance para o varejo do Brasil. com o grande objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a venderem mais em um curto espaço de tempo, a empresa usa estratégias de marketing digital e desenvolvimento de negócios para aumentar o desempenho de seus clientes de maneira simples e efetiva. Fundado em 2014 para ajudar pequenos e médios negócios a crescerem de maneira sustentável, o Canal BW oferece soluções digitais completas para seus parceiros, unindo tráfego, estratégia e treinamento. Mais informações em http://canalbw.com.br.