Com a pandemia do novo coronavírus e a consequente restrição de deslocamento de pessoas e de funcionamento de estabelecimentos, muitas empresas se viram forçadas a adaptar seus serviços para o novo normal.

No mercado automotivo o impacto foi muito forte, devido ao fechamento de fábricas e da interrupção na produção de carros novos, e acabou por impulsionar agressivamente o mercado de seminovos.


Uma startup que se viu pronta para enfrentar esses novos desafios foi a Carupi - uma plataforma digital para compradores e vendedores negociarem carros com absoluta conveniência e segurança, sem sair de casa -, que com toda a estrutura de fotógrafos, vendedores, motoristas, mesa de financiamento e despachantes, opera desde 2019 completamente em home-office mudando a maneira com que as pessoas compram e vendem carros.


Diferente de empresas e lojistas que compram carros na hora por preços abusivos e tem uma lista extensa de restrições sobre os carros que negociam, uma das vantagens da Carupi é oferecer um valor próximo ao que os clientes obteriam fazendo todo o trabalho de fotografia, anúncio, correndo o risco de encontrar com interessados, tendo dor de cabeça com burrocracia. Além disso, como o mercado é muito diversificado, carros não trabalhados por outras empresas acabam sendo destaque na Carupi, como por exemplo:

  • Carro blindado - muitos intermediadores fogem de carros blindados por dificuldade em encontrar interessados para esses bens. Com portfólio de interessados limitado, os proprietários de blindados acabam sendo relegados a poucas opções.
  • Carros com motor GNV (gás natural veicular) - por um preconceito retrógrado, empresas de compra na hora não trabalham com carros GNV, os considerando problemáticos.
  • Carros PCD (Pessoa com deficiência) - burocracia e IPVA retroativo são dois limitadores que impedem uma maior adesão desses veículos na hora do repasse.

Na Carupi não há limitação arbitrária para essas categorias ou quaisquer outras características específicas de veículos. Como o mercado da autotech não é segmentado e a venda de particular para particular é o modelo, o ditado de que para toda oportunidade há um beneficiário se mostra verdadeiro diariamente.