Por meio da plataforma gamificada da Taqe, o ecossistema de empresas de tecnologia como iFood e Sympla contratou mais de 180 pessoas, sendo 83% dos candidatos de grupos minorizados

Temas como Diversidade e Inclusão nunca foram tão importantes dentro das empresas como hoje. Segundo uma pesquisa realizada pela Consultoria Mais Diversidade, 97% das organizações pretendem manter ou aumentar seus investimentos nessas ações ainda em 2021. Uma das companhias que vem investindo nisso é o Grupo Movile, ecossistema de empresas de tecnologia líder na América Latina que reúne empresas como iFood, Sympla e PlayKids.

A empresa promoveu um programa de contratação de novos talentos por meio da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital que usa inteligência de dados, teste de fit cultural e gamificação, para aumentar a diversidade no time. Finalizado no início deste ano, a edição 2021 do Mobile Dream reuniu mais de 25 mil candidatos, que participaram de aulas e testes em formatos de jogos na plataforma, permitindo que os recrutadores analisassem conhecimentos técnicos e comportamentais. Foram mais de 180 contratações, sendo que 83% delas fazem parte de pelo menos um grupo minorizado.

O principal objetivo do programa era atrair candidatos(as) mais alinhados com a cultura da Movile e contratar pelo menos 70% de pessoas pertencentes a grupos minorizado. “Conseguimos aumentar o volume de candidatos diversos, como LGBTI+, mulheres e em situação de vulnerabilidade social, e ter a participação de pessoas de mais de 17 estados”, ressalta Renato Dias, CEO da Taqe.

A Taqe preparou um programa totalmente personalizado e permitiu que a empresa entendesse quais eram os profissionais mais indicados para cada uma das vagas. "O programa foi pensado e desenhado para que todas as pessoas, independente de situação ou localização, pudessem participar. Todo o processo foi tecnológico e a seleção inicial foi às cegas, realizado de forma 100% online com a ajuda de robôs, gamificação e Inteligência Artificial para proporcionar experiências positivas para os candidatos. Contamos com a parceira Taqe para apoio com as inscrições e os testes iniciais, que foram disponibilizados em uma plataforma totalmente gamificada, que conduz toda a jornada dos candidatos, não só aplicando testes de lógica e fit cultural, mas com o objetivo de conhecer a história e as experiências dos jovens, além de tirar dúvidas do processo", explica Matheus Fonseca, Gerente de RH da Movile.

Um dos principais objetivos da hrtech é conectar todo o ecossistema de empregabilidade, ampliando as oportunidades para candidatos e aumentando a produtividade das empresas. "Trabalhamos com o princípio de que, a partir da automação e inteligência de dados, poderíamos realizar o match ideal entre pessoas e empresas, contribuindo para uma contratação com mais eficiência e qualidade para as duas partes. Com a Movile conseguimos atingir esse objetivo e proporcionar uma experiência onde os candidatos saiam mais capacitados e o perfil profissional bem alinhado”, explica o CEO da Taqe.