A partir da aplicação de um hackathon, empresa do Grupo Stefanini promoveu interação na equipe do cliente, capacitando profissionais e reduzindo custos operacionais
Foi um hackathon transformador que impulsionou a automação e a gestão de dados, entregando quatro soluções-piloto inovadoras, capacitando 20 profissionais e fortalecendo a eficiência e inclusão para colaboradores de uma renomada instituição financeira e com agências espalhadas por todo o Brasil. E a equipe da N1 IT, empresa do Grupo Stefanini, com foco em consultoria em cloud services, modern work e segurança digital, foi a responsável pelos estudos, avaliações e por propor oportunidades para o desafio desse cliente em potencial.
Uma das unidades de serviços deste cliente enfrentava situações desafiadoras relacionadas à eficiência operacional e à gestão de processos. A área de gestão de riscos trabalhava com foco nos riscos operacionais, de crédito e de mercado. Esse modelo de serviços compartilhados foi criado com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade dos serviços prestados, principalmente por meio da automação e da integração de dados.
No entanto, a necessidade de otimização era urgente, uma vez que a falta de automação resultava em tarefas manuais repetitivas, aumentando os custos e a probabilidade de falhas. Além disso, a escassez de iniciativas de capacitação dificultava a retenção de talentos e o engajamento da equipe, que acabava por comprometer sua competitividade no mercado. Para superar essas dores, era essencial buscar soluções inovadoras que integrassem tecnologias avançadas e proporcionassem um ambiente de trabalho ainda mais eficiente e colaborativo.
Para potencializar e agilizar os serviços da unidade, a N1 IT, em parceria com o Grupo Stefanini, organizou a implementação de um modelo de hackathon, o PowerHacka, voltado para a capacitação e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Durante a dinâmica, 20 profissionais foram treinados em Power Platform e SharePoint, a fim de abordar especificamente as dores enfrentadas por esta importante unidade em seus processos internos. Os participantes trabalharam em cases reais, resultando na criação de quatro soluções-piloto prontas para aplicação. A automação dos processos, uma das principais prioridades da iniciativa, permitiu não apenas a otimização das operações internas, mas também um aumento significativo na eficácia das equipes.
Os resultados do PowerHacka não poderiam ser mais bem-sucedidos: ao todo, foram 20 profissionais capacitados em Power Platform e SharePoint, que desenvolveram quatro soluções-piloto prontas para aplicação. “A automação dos processos deste potencial cliente gerou um aumento estimado de 33% na produtividade, uma redução de até 30% no retrabalho e uma diminuição de 40% no tempo de aprovação. Essas conquistas não apenas melhoraram a eficiência operacional do nosso cliente, como também reforçaram seu compromisso com a inovação e a capacitação contínua da equipe”, afirma Nivaldo Araujo, CEO da N1 IT.
Sobre a N1 IT
Consultoria em TI especializada em serviços na nuvem e em segurança digital com mais de 11 anos no mercado, com forte atuação no foco em soluções Microsoft, Adobe e Kaspersky, a N1 IT integra a multinacional brasileira Stefanini desde o final de 2020.